Pesquisar No Site

Caraguatatuba reaproveita cerca de 5 mil toneladas de material desde implantação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

Caraguatatuba reaproveita cerca de 5 mil toneladas de material desde implantação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
Caraguatatuba reaproveita cerca de 5 mil toneladas de material desde implantação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

Caraguatatuba possui, desde 2017, um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos com destaque aos programas da Coleta Seletiva e Ecopontos que tem como principal objetivo de reciclar materiais, gerar renda e reduzir os lixos que seriam enviados ao aterro fora da cidade.

#PraCegoVer: Dois homens uniformizados jogam reciclável dentro do caminhão da coleta seletiva (Foto: Divulgação/PMC)

Juntos, os dois serviços reaproveitam cerca de 120 toneladas de material reciclável por mês. Nos últimos anos, cerca de 5 mil toneladas de resíduos foram reaproveitados, retornando como matéria-prima ao mercado.

Outra vantagem da reciclagem é a redução do lixo gerado pela população. O reaproveitamento reduz cerca de 150 toneladas de resíduos por mês, que seriam enviadas ao aterro, possibilitando uma economia ao município.

E o mais importante é que proporciona geração de emprego, renda e qualidade de vida para 20 famílias que sobrevivem da reciclagem por meio das cooperativas Maranata e Pegorecicla.

Além da Coleta Seletiva, que realiza o serviço porta a porta, Caraguatatuba possui três Ecopontos em todas as regiões da cidade. Materiais que normalmente seriam descartados irregularmente em vias públicas, com os Ecopontos tem a destinação correta e gratuita.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), os materiais mais descartados são pneus, colchões, sofás, podas de árvore, eletroeletrônicos, entulhos e recicláveis.

Cada Ecoponto retira, por semana, uma média de duas caçambas de entulhos e podas e uma caçamba de madeira, reaproveitando cerca de 70 toneladas de materiais que seriam descartados em vias públicas.

Uma média de 5 mil lâmpadas originárias da Prefeitura e 200 kg de pilha voltam às empresas como logística reversa, onde ocorre o processo de reciclagem industrial, separando o mineral do vidro.

O principal objetivo da Prefeitura é manter a cidade limpa e bem cuidada, zelando pelo bem estar de todos e evitando possíveis alagamentos e proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento de resíduos.

Alta temporada

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pede a população que durante o período de alta temporada, se possível, entregue os materiais diretamente no Ecoponto mais próximo de sua residência. Devido ao aumento do fluxo de veículos, o trânsito ficará mais intenso, dificultando a circulação do caminhão da Coleta Seletiva.

Serviço:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira

A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio

Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/04/2025
Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo

Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/04/2025
Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba

Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/04/2025