Pesquisar No Site
Mais de 200 multas são aplicadas por descarte irregular de resíduos em Caraguatatuba

Mais de 200 multas são aplicadas por descarte irregular de resíduos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba diariamente recebe denúncias de descarte irregular de resíduos em vias públicas. A ação é proibida e pode gerar multa em caso de não atendimento da notificação. Em três anos, foram geradas aproximadamente 400 notificações e mais de 200 multas foram aplicadas.

#PraCegoVer: Móveis e outros resíduos descartados em uma esquina (Foto: Divulgação/PMC)
O imóvel ou o munícipe que for flagrado com descarte irregular é autuado de acordo com a Lei 1.144/80 (Código de Posturas), nos artigos 158 a 161, podendo ser aplicada multa de 204 VRMs, equivalente a R$ 728,28.
Por meio da equipe de fiscalização e monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), frequentemente são realizadas vistorias em todo município para coibir e inibir essa prática. Durante a quarentena da pandemia da Covid-19 foi registrado um aumento de 10 a 15% de descarte irregular.
Segundo o diretor de fiscalização da SMAAP, William Xavier, os bairros com maior índice de autuações foram Indaiá, Massaguaçu, Morro do Algodão, Pontal Santamarina e Travessão.
“A maioria das casas com maior incidência de descarte irregular são as de veraneio, onde alguns moradores realizam a limpeza do quintal, pequenas reformas ou trocam mobiliários e acabam descartando de forma irregular em via pública”, explicou William.

#PraCegoVer: Restos de construção civil descartados próximo a um rio (Foto: Divulgação/PMC)
A maior parte do material descartado em vias públicas ou em calçadas é proveniente de Resíduos da Construção Civil – RCC e móveis, como: sofás, restos de armário, guarda-roupa e materiais provenientes de madeira e poda.
Para evitar este tipo de ação, o município possui três Ecopontos para o descarte correto e gratuito desses materiais nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu.
Nos Ecopontos, é possível descartar RCC (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.
O principal objetivo da Prefeitura é manter a cidade limpa e bem cuidada, zelando pelo bem estar de todos, evitando possíveis alagamentos e proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento de resíduos.
Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.
Confira o endereço dos Ecopontos:
Golfinhos: Rua Alameda dos Corais
Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão
Massaguaçu: Entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove palestras sobre violência contra a mulher em escolas estaduais durante ‘Agosto Lilás’
Promovida pelo Centro de Referência na Saúde da Mulher, duas escolas estaduais no município recebem palestras educativas nos dias 18 e 21 de agosto, como parte da campanha ‘Agosto Lilás’, que marca a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). As ações são voltadas ao público adolescente e

Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo
A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova tem largada na Praça de Eventos, no centro, com a presença de atletas amadores e experientes de diversas regiões do país para desafiar seus

Importância da alimentação na terceira idade é tema de palestra em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A alimentação é importante para as pessoas em qualquer idade. Em cada fase da vida a quantidade e variedade de nutrientes são diferenciadas. Após os 60 anos os cuidados devem se intensificar. Nesse sentido, a nutricionista Cíntia Araújo, responsável pelo Banco de Alimentos do município, estará na Secretaria dos Direitos

Quarta Literária com autora de ‘O Caiçarinha’ é atração na Biblioteca de Artes
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza na quarta-feira (20/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, um encontro literário com a escritora Beatriz Vaz e o ilustrador Adriano Art. O encontro é gratuito e é realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt.

Caraguatatuba realiza ‘Projeto Laços’ para promover autonomia e segurança das mulheres
O Projeto Laços retorna a Caraguatatuba (SP) nesta quinta-feira (14), das 9h às 13h, na Praça do Perequê-Mirim, com atividades voltadas ao público feminino. A iniciativa promove a integração entre secretarias municipais e organizações do terceiro setor, oferecendo orientações, apoio e encaminhamentos que fortalecem a autonomia e a segurança das