Pesquisar No Site

Organização Social investe em capacitações para profissionais de saúde com foco na Covid-19

Publicado em: 21/07/2020
Organização Social investe em capacitações para profissionais de saúde com foco na Covid-19
Organização Social investe em capacitações para profissionais de saúde com foco na Covid-19

Desde 2016, quando assumiu o compromisso de entregar uma saúde de qualidade para Caraguatatuba, a Organização Social João Marchesi (OSJ) desenvolve diversas capacitações, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

#PraCegoVer: Profissional de saúde realiza atendimento via telefone. Os participantes utilizam EPIs (Foto: Divulgação/PMC)

As atividades são direcionadas aos funcionários e profissionais da OSJ, como auxiliares administrativos, enfermeiros e médicos, que atendem a população nas doze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Centro, Sul e Norte – do município.

O objetivo do NEP é melhorar e aperfeiçoar as técnicas de trabalho na área da saúde, além de ajudar a integração de novos funcionários, a atualização dos profissionais e inserção de novos conhecimentos na área primária (atenção básica) e nos atendimentos de urgência e emergência.

Segundo a enfermeira pediátrica e representante do NEP nas UBSs, Patrícia Arias, “os cursos são ministrados pelos enfermeiros do próprio núcleo, e por outros profissionais convidados para aulas/temas, que exigem conhecimentos mais específicos”.

#PraCegoVer: Profissionais de saúde da UPA Norte recebem capacitação dentro da unidade. Os participantes utilizam EPIs (Foto: Divulgação/PMC)

Atualmente, a OSJ conta com 257 profissionais da atenção básica e 185 agentes comunitários de saúde (ACSs), um total de 442 trabalhadores. Patrícia apontou que “certamente, todos esses funcionários já passaram por pelo menos um treinamento do NEP”.

Com relação às UPAs, o enfermeiro cardiologista do NEP/UPA, Antonio Lincon Santos Mendonça, explicou que a capacitação foi feita em blocos. “Por conta dos diversos plantões, não podemos parar uma unidade para que receba treinamento. Então, nós realizamos em pequenos blocos, assim a gente evita lentidão no atendimento e aglomeração no local”.

Neste ano, na atual situação pandêmica do País, a OSJ e o NEP decidiram investir em treinamentos com assuntos relacionados ao novo coronavírus (Sars-Cov-2), que resulta a Covid-19, com aulas práticas e teóricas para ajudar os profissionais a lidarem com os desafios do dia a dia durante a pandemia.

Entre os assuntos estão: o uso correto de equipamentos individuais de proteção (EPI´s), classificação de risco dos pacientes suspeitos de Covid-19, teleatendimento, coleta de swab nos suspeitos de Covid-19 e o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

O que já foi ministrado pelo NEP durante a pandemia?

  • Capacitação dos profissionais sobre o descarte correto dos resíduos, principalmente no momento atual para reduzir o risco de transmissão e contaminação pelo novo coronavírus nas UBSs do Rio do Ouro, Jaraguazinho, Perequê Mirim e Morro do Algodão.
  • A UPA Centro recebeu um Mnemônico de Síndrome Coronariana Aguda e Parada Cardiorrespiratória.
  • As UPAs Sul (Perequê-Mirim) e Norte (Massaguaçu) receberam o organograma de PCR, exame que detecta o novo coronavírus.
  • Os profissionais da UPA Centro também receberam treinamento de coleta de SWAB, um cotonete estéril utilizado para coleta de exames microbiológicos.
  • Treinamento sobre teleatendimento com profissionais das UBSs para aprimorar o atendimento via telefone. Nele o paciente recebe orientações e monitoramento, além de identificar precocemente sintomáticos dos grupos de risco das UBSs.

Os cursos são promovidos continuamente pelo NEP. As capacitações são ministradas mensalmente em todas as UBSs e UPAs. O NEP segue um cronograma elaborado anualmente com os temas específicos, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove ações de conscientização contra o trabalho infantil nesta quinta-feira
Caraguatatuba promove ações de conscientização contra o trabalho infantil nesta quinta-feira

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba promove nesta quinta-feira (12) duas ações de conscientização em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As atividades ocorrem às 9h e às 13h30, respectivamente no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do bairro Perequê-Mirim e nos comércios da

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 10/06/2025
Caraguatatuba integra rede estadual de cidades mapeadas para produções audiovisuais
Caraguatatuba integra rede estadual de cidades mapeadas para produções audiovisuais

Caraguatatuba passa a integrar a lista de municípios selecionados pelo Governo do Estado de São Paulo como possíveis locações para filmagens da São Paulo State Film Commission. A cidade é uma das 11 novas parceiras da iniciativa, coordenada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o objetivo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/05/2025
Representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Educação participam de encontro sobre Escola em Tempo Integral em Campinas
Representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Educação participam de encontro sobre Escola em Tempo Integral em Campinas

Equipes do Apoio Pedagógico e da Supervisão da Secretaria Municipal de Educação e representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) de estiveram, em Campinas, no curso “Escola em Tempo Integral”, iniciativa formativa realizada pelo Ministério da Educação e Universidades Públicas. O objetivo do encontro foi capacitar e instrumentalizar professores das

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 02/06/2025
Caraguatatuba intensifica atendimento a pessoas em situação de rua
Caraguatatuba intensifica atendimento a pessoas em situação de rua

A equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) promoveu na manhã da última terça-feira (27), duas ações simultâneas na Praia do Centro e na Praça do Coreto, em Caraguatatuba, com foco na escuta qualificada e no encaminhamento de pessoas em situação de rua para os serviços da rede socioassistencial.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/05/2025
Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato Sul-Americano de Pesca
Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato Sul-Americano de Pesca

Os atletas de Caraguatatuba foram destaque no Campeonato Sul-Americano de Pesca, realizado em Punta del Este, no Uruguai, entre os dias 9 e 13 de junho. O evento reuniu centenas de competidores que representaram cinco países da América do Sul: Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile e contou com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/06/2025