Pesquisar No Site
Mais de 70% dos profissionais de Saúde positivados já retornaram ao trabalho

Mais de 70% dos profissionais de Saúde positivados já retornaram ao trabalho
Relatório divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba aponta que 70% dos profissionais de saúde acometidos pela Covid-19 já se recuperaram da doença e voltaram ao trabalho.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus foram 240 profissionais de saúde que contraíram a Covid-19.
Os dados se referem aos profissionais da rede pública e particular incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de zoonose, entre outros.

#PraCegoVer Sala de atendimento onde médica usa roupa descartável de TNT máscara N-95, máscara de acetato luvas e touca de proteção. Em cima da mesa há um oxímetro, caneta, termômetro digital, álcool 70° líquido, carimbo e receituário. (Foto: Divulgação/PMC)
O acompanhamento destes profissionais é feito pelo Serviço de Atendimento ao Paciente da Secretaria de Saúde e, começa desde a notificação até completarem 14 dias de sintomas ou por maior período se o paciente permanecer sintomático.
A Secretaria de Saúde tem mostrado preocupação com os afastamentos, principalmente daqueles profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou na Casa de Saúde Stella Maris.
Várias medidas foram tomadas pela administração para aumentar a proteção destes profissionais desde o início da pandemia, como treinamentos, testagem e fornecimento de equipamentos de segurança (batas, aventais ou macacões, luvas, máscaras face shield, equipamentos de respiração e óculos de proteção).
Segundo o secretário de Saúde, Amauri Toledo, os profissionais são importantes no combate à Covid-19, “por isso precisamos zelar pela segurança deles. No começo da pandemia o número de contaminações e afastamentos estavam alto, mas agora boa parte dos profissionais retornou ao trabalho”.
Um importante serviço comentado pelo secretário de Saúde é o de apoio emocional, orientado por um grupo de psicólogos voluntários para auxiliar no enfrentamento deste problema.
O acolhimento é feito pela internet, via Skype, Whatsapp ou Hangout, através da Central de Atendimento, nos telefones (12) 3897-2169/2119/2101/2144/2121/2129/2123/8834/2171/2160/8830. Quem necessitar de ajuda, o serviço está disponível todos os dias, em período integral, em sistema de revezamento.
O grupo é formado por 13 profissionais sensibilizados com o assunto que se disponibilizaram a oferecer auxílio aos profissionais de saúde que atendem ao enfrentamento deste problema, principalmente os que atuam no hospital Stella Maris, UPAs e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 147 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 147 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (16), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba recebe VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas com mais de 650 atletas
Caraguatatuba será palco da VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, o mais tradicional campeonato da modalidade em São Paulo e o único oficial da Federação Aquática Paulista. A competição será realizada neste domingo (22) na praia Martim de Sá e deve reunir cerca de 650 nadadores de 65

Caraguatatuba promove ações de conscientização contra o trabalho infantil nesta quinta-feira
A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba promove nesta quinta-feira (12) duas ações de conscientização em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As atividades ocorrem às 9h e às 13h30, respectivamente no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do bairro Perequê-Mirim e nos comércios da

Pontos MIS tem Mostra LGBT+ na Videoteca Lúcio Braun em junho
A Videoteca Lúcio Braun apresenta mais uma seleção de filmes do programa Pontos MIS. As exibições serão às terças-feiras, dias 3, 10, 14 e 24 de junho, às 18h, com entrada gratuita. Em junho é celebrado o mês do orgulho LGBT+ e, para marcar a data, Cineclube preparou uma programação dedicada

9ª Semana Nacional de Arquivos inicia nesta terça em Caraguatatuba com programação especial
Dentro da 9ª Semana Nacional de Arquivos, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove por meio do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), a partir desta terça-feira (10/6), uma série de atrações especiais. A iniciativa também celebra o