Pesquisar No Site

Inpe mantém sistema de alerta de raios em Caraguatatuba até o próximo verão

Publicado em: 22/07/2020
Inpe mantém sistema de alerta de raios em Caraguatatuba até o próximo verão
Inpe mantém sistema de alerta de raios em Caraguatatuba até o próximo verão

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, informou que o equipamento que identifica a formação de raios em Caraguatatuba até 15 minutos antes de ele cair vai ficar na cidade até o próximo verão. O aparelho está instalado em uma área da Polícia Ambiental, a cerca de 700 metros da praia Martim de Sá, na região central, mas seu raio de atuação é em torno de 20 quilômetros de diâmetro.

A confirmação é do professor e coordenador da pesquisa, Dr. Flávio de Carvalho Magina, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre e Grupo de Eletricidade Atmosférica, ligado ao Inpe.

Conforme ele, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não foi possível retirar o equipamento e a decisão dos órgãos envolvidos, como Inpe e Defesa Civil do Estado, foi por mantê-lo em operação, com monitoramento remoto, até o próximo verão. “Os alertas continuam sendo emitidos também, basta existir alguma atividade elétrica capaz de ser detectada pelos sensores”, explica.

Segundo ele, a rede de sensores do Litoral Paulista se mostrou eficaz no alerta de possibilidade de ocorrência de raios através do SMS 40199 da Defesa Civil,  visto não ter sido registrada nenhuma ocorrência de fatalidade com raios nas praias onde esses sensores operaram no último período de verão (2019-2020).

Ainda conforme ele, “além dos alertas dos sensores do Inpe disseminados pela Defesa Civil, a informação e conscientização das pessoas também contribuem para a ausência de acidentes com raios sobre o perigo dos raios nas praias o que deve ser creditado ao trabalho educativo e preventivo das Defesa Civil e das mídias jornalísticas comprometidas com a informação de utilidade pública”.

Funcionamento

Qualquer possibilidade de formação de raios captada pelo equipamento é enviada para o Centro de Pesquisa e comando da Defesa Civil do Estado que envia mensagens, via SMS, à população cadastrada conforme o Código de Endereçamento Postal (CEP) com base em três níveis de atividade elétrica atmosférica classificados como Moderada, Alta e Muito Alta.

Entre o envio da mensagem do sensor ao disparado pela Defesa Civil, o coordenador da pesquisa calcula um tempo estimado de três minutos. “Tempo suficiente para que as pessoas encontrem abrigos e se protejam contra uma descarga”, explica.

O experimento é considerado inédito no Litoral Paulista e a importância desse instrumento em área litorânea é porque a densidade de raios no litoral, apesar de ser menor (5 descargas por km2 ao ano) do que no interior (10 ou mais descargas por km2  ao ano) é mais letal porque as pessoas estão mais expostas na praia.

Além de Caraguatatuba, foram colocados equipamentos em Ubatuba (Praia Grande), São Sebastião (Maresias), Guarujá (Baixada Santista) e Praia Grande (Litoral Sul).

O instrumento também é composto por pluviômetro que faz a medição do índice de chuva que cai na região onde estiver instalado e envia os dados diariamente, às 6h, para o Inpe.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições Abertas para Cursos Gratuitos de Excel Básico e Marketing Digital em Caraguatatuba
Inscrições Abertas para Cursos Gratuitos de Excel Básico e Marketing Digital em Caraguatatuba

Dois cursos importantes para ingressar no mercado de trabalho atual estão com inscrições abertas em Caraguatatuba –  Excel Básico e Marketing Digital. As capacitações são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Governo em Parceria com a Escola Técnica de Caraguatatuba (ETEC). As inscrições vão até o dia 20 de agosto,

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/08/2025
Governo Municipal convoca professores e psicopedagogos aprovados na Prova Objetiva para Avaliação de Títulos
Governo Municipal convoca professores e psicopedagogos aprovados na Prova Objetiva para Avaliação de Títulos

O governo municipal informa que estão convocados para a Avaliação de Títulos os candidatos que foram aprovados e classificados na Prova Objetiva, do concurso para Professor de Educação Básica 1 e 2, Professor Adjunto 1 e Psicopedagogo. Os títulos para análise deverão ser enviados (imagem do documento original ou cópia

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 18/07/2025
Henrique Figueirinha retorna a Caraguatatuba para férias e treinos no Centro Esportivo
Henrique Figueirinha retorna a Caraguatatuba para férias e treinos no Centro Esportivo

O nadador Henrique Figueirinha, referência na maratona aquática brasileira, esteve em Caraguatatuba na última semana para aproveitar as férias e intensificar os treinamentos no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Figueirinha aproveitou a estrutura pública para manter a preparação física e técnica durante o período de recesso competitivo. Além disso,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 21/07/2025
‘Treinão’ de ciclismo recebe mais de 60 atletas no Porto Novo
‘Treinão’ de ciclismo recebe mais de 60 atletas no Porto Novo

A manhã de domingo (27) foi marcada por velocidade, resistência e espírito esportivo em Caraguatatuba, com a realização de um grande ‘treinão’ de ciclismo que reuniu 63 atletas nas categorias Elite, Sport e Feminino. O evento foi realizado na Avenida Dr. Geraldo Nogueira da Silva, no bairro Porto Novo, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/07/2025
Alunos do curso de Mecânica Automotiva Básica recebem certificado de conclusão
Alunos do curso de Mecânica Automotiva Básica recebem certificado de conclusão

Os 27 alunos das duas primeiras turmas do curso de Mecânica Automotiva Básica, oferecido gratuitamente pela parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio do programa Qualifica SP, receberam a certificação, na quarta-feira, após cumprirem as 80h/aula. Nessa

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 07/08/2025