Pesquisar No Site
Governo do Estado anuncia Plano de Retomada da Educação

Governo do Estado anuncia Plano de Retomada da Educação
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (24) o plano de retomada da educação no Estado de São Paulo. As medidas se referem a todo o sistema educacional – desde a educação infantil até o ensino superior – para a rede pública municipal, estadual e rede privada e a educação complementar, que são cursos de inglês, e outros cursos livres.

#PraCegoVer: Arte que ilustra as etapas do plano de retomada da educação do Estado de SP. (Arte: Divulgação /Governo do Estado de SP).
O plano prevê retorno para dia 8 de setembro, mas está condicionado aos indicadores de saúde do Plano SP.
A proposta prevê o retorno de forma gradual e em três etapas: Etapa 1, será permitido 35% da capacidade física da unidade escolar; Etapa 2, até 70% e Etapa 3, 100%. Em todas as etapas deve ser preservado o distanciamento de 1,5m e pode haver revezamento dos estudantes.
As etapas 1 e 2, que contemplam o retorno de apenas um percentual dos estudantes, considera que o restante permanecerá acompanhando o conteúdo de forma remota.
Cada rede de ensino deverá estabelecer os detalhes de seus protocolos, definindo quais grupos de estudantes deverão compor os 35% da etapa 1, os 70% da fase 2, até que 100% dos alunos possam retornar na etapa 3.
Para avançar nas etapas, as Regionais de Saúde devem permanecer, no mínimo, na fase amarela. Se uma região regredir para as fases 1 e 2 (vermelho e laranja), a reabertura das escolas será suspensa naquela região.

#PraCegoVer: Arte que ilustra os protocolos sanitários para a volta às aulas presenciais. (Arte: Divulgação /Governo do Estado de SP).
Protocolos
O plano de retomada da educação estabelece uma série de protocolos de distanciamento social, comunicação, monitoramento de saúde dos alunos e funcionários, higiene pessoal, sanitização de ambientes para garantir a segurança nas escolas, sejam as públicas municipais, estaduais e também servem como recomendação para as escolas privadas em todo o Estado de São Paulo.
Dentre as diversas medidas que deverão ser adotadas estão: Distanciamento obrigatório de 1,5 m entre as pessoas; Organização dos horários de entrada e saída dos alunos para evitar aglomerações; Intervalos e recreios serão feitos em horários alternados, com revezamento de turmas; Atividades de educação física podem ser realizadas mediante cumprimento do distanciamento de 1,5 m, preferencialmente ao ar livre, entre outras.
O decreto que regulamente o plano de retorno da educação deve ser publicado no dia 2 de julho.
As aulas presenciais foram suspensas no dia 23 de março quando o governo antecipou o período de férias e recesso escolar para minimizar a propagação do novo coronavírus.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população