Pesquisar No Site
Covid-19: UPA já realizou mais de 400 tomografias e autoridades aconselham procurar atendimento nos primeiros sintomas

Covid-19: UPA já realizou mais de 400 tomografias e autoridades aconselham procurar atendimento nos primeiros sintomas
Desde o início do funcionamento do tomógrafo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro, no dia 10 deste mês, a equipe da Secretaria de Saúde já realizou 420 exames para atender, principalmente, pacientes com suspeita de Covid-19.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior conversa com o diretor da Organização João Marchesi, Mário Cezar Souza e com o coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, Gustavo Boher, na sala onde o aparelho de tomografia foi instalado na UPA Centro. Ao lado direito dos três está o tomógrafo. (Foto: Divulgação/PMC)
O equipamento foi instalado pela Organização João Marchesi, que gerencia as Unidades de Pronto Atendimento (Centro, Massaguaçu e Perequê-Mirim), Unidades Básicas de Saúde e SAMU, em Caraguatatuba. A capacidade é de até 1.500 exames por mês.
A tomografia tem um papel importante na triagem do paciente e auxilia a equipe médica a direcionar os procedimentos que serão adotados. As imagens específicas deste exame demonstram características de lesões pulmonares bastante específicas da Covid-19, ou seja, imagem de vidro fosco nos pulmões.
Essa avaliação na UPA Centro também proporcionou mais conforto ao paciente que não precisa mais se deslocar e esperar pelo procedimento, na Casa de Saúde Stella Maris, única até então a ter esse aparelho na cidade.
O coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, Gustavo Boher, ressaltou a importância do tomógrafo. “Médicos e pacientes ganharam muito com a chegada desse equipamento. A tomografia nos permite ver a lesão inicial e ter um diagnóstico mais preciso sobre a Covid-19 ou se o paciente tem outro problema. Também atender outros casos médicos que precisem desse exame”, afirmou.
Síndrome gripal – O médico aconselhou que nesse momento de pandemia, as pessoas procurem o atendimento na UPA Centro no começo dos sintomas. “Os sintomas do novo coronavírus se confundem com os da gripe ou resfriado. Por isso é importante que a pessoa que esteja com uma leve falta de ar ou tosse seca e dor de cabeça persistentes ou dor no corpo e na garganta, febre baixa com calafrios não esperar essas manifestações se agravarem. Procure a unidade ao menor sinal de desconforto. Assim poderemos diagnosticar a causa mais rapidamente, inclusive se for a Covid-19”, ressaltou.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis

Alunos do Curso de Mecânica Automotiva Básica participam de aula prática em Caraguatatuba
Na aula de quinta-feira (17), do curso de Mecânica Automotiva Básica foi dia dos alunos colocarem a mão na massa. Os participantes conheceram peças desmontadas, que compõem os sistemas principais de um carro – direção, freios, motor e suspensão e também viram num automóvel modelo Corsa, onde estão cada uma.

Henrique Figueirinha retorna a Caraguatatuba para férias e treinos no Centro Esportivo
O nadador Henrique Figueirinha, referência na maratona aquática brasileira, esteve em Caraguatatuba na última semana para aproveitar as férias e intensificar os treinamentos no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Figueirinha aproveitou a estrutura pública para manter a preparação física e técnica durante o período de recesso competitivo. Além disso,

Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (6/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária. Os convidados deste primeiro encontro são Júlio e Débora D’Zambê, conhecidos como Dois Velhinhos Pelo Mundo. Os multiartistas são professores de arte, músicos, atores e escritores.

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de agressão e tráfico de drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu, no sábado (12), duas ocorrências no município – uma por agressão contra servidoras públicas na região central e outra por tráfico de drogas no bairro Jardim das Palmeiras. Pela manhã, a equipe da GCM foi acionada via 153 pelo Centro de Operações