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Caraguatatuba disponibiliza telefone de plantão para serviço de abordagem de população em situação de rua

Caraguatatuba disponibiliza telefone de plantão para serviço de abordagem de população em situação de rua
Caraguatatuba disponibiliza telefone de plantão para serviço de abordagem de população em situação de rua

A Prefeitura de Caraguatatuba cada vez mais preocupada com a questão social da população adulta em situação de rua do município implantou no mês de junho, um telefone de plantão direto para que a população acione a equipe do serviço de abordagem.

#PraCegoVer: Fachada da Casa do Caminho, com veículo estacionado na frente (Fotos: Divulgação/PMC)

Desde 2017, a cidade conta com a Campanha Permanente “Não dê esmola, dê futuro”, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que buscar reforçar a população, para que acione o serviço especializado de atendimento à população de rua, ao invés de ofertar a prática da esmola, fazendo com que o morador permaneça nesta situação constantemente.

Com o canal telefônico, a população poderá ligar para equipe e realizar a denúncia, fazendo com que a abordagem seja mais rápida e o acolhimento mais eficaz. A equipe chega ao local e oferta o serviço de acolhimento, para um local apropriado para os primeiros cuidados.

No espaço, a equipe multiprofissional faz uma avaliação para fornecimento de passagem de retorno à cidade de origem, alimentação completa, asseio, além de tentativas de sociabilização e regularização de documentos e benefícios.

Até o mês de maio deste ano, foram realizadas 1.522 abordagens, sendo 650 feitas desde o início da pandemia da Covid-19. Deste número, 662 pessoas aceitaram o acolhimento. Importante destacar que a Prefeitura não tem o direito de obrigar o morador de rua a se dirigir ao abrigamento.

Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar no telefone 190.

Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato no telefone de plantão (12) 99654-9439, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e das 18h às 22h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h.

Outros canais também podem ser acionados:

Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287

CREAS – Rua: Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236

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