Pesquisar No Site
Caraguatatuba disponibiliza telefone de plantão para serviço de abordagem de população em situação de rua

Caraguatatuba disponibiliza telefone de plantão para serviço de abordagem de população em situação de rua
A Prefeitura de Caraguatatuba cada vez mais preocupada com a questão social da população adulta em situação de rua do município implantou no mês de junho, um telefone de plantão direto para que a população acione a equipe do serviço de abordagem.

#PraCegoVer: Fachada da Casa do Caminho, com veículo estacionado na frente (Fotos: Divulgação/PMC)
Desde 2017, a cidade conta com a Campanha Permanente “Não dê esmola, dê futuro”, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que buscar reforçar a população, para que acione o serviço especializado de atendimento à população de rua, ao invés de ofertar a prática da esmola, fazendo com que o morador permaneça nesta situação constantemente.
Com o canal telefônico, a população poderá ligar para equipe e realizar a denúncia, fazendo com que a abordagem seja mais rápida e o acolhimento mais eficaz. A equipe chega ao local e oferta o serviço de acolhimento, para um local apropriado para os primeiros cuidados.
No espaço, a equipe multiprofissional faz uma avaliação para fornecimento de passagem de retorno à cidade de origem, alimentação completa, asseio, além de tentativas de sociabilização e regularização de documentos e benefícios.
Até o mês de maio deste ano, foram realizadas 1.522 abordagens, sendo 650 feitas desde o início da pandemia da Covid-19. Deste número, 662 pessoas aceitaram o acolhimento. Importante destacar que a Prefeitura não tem o direito de obrigar o morador de rua a se dirigir ao abrigamento.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar no telefone 190.
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato no telefone de plantão (12) 99654-9439, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e das 18h às 22h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h.
Outros canais também podem ser acionados:
Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287
CREAS – Rua: Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236
Veja Também Recentes

Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 39 diferentes cargos. As inscrições serão gratuitas, realizadas unicamente via formulário eletrônico, nos dias 05 e 06 de maio de 2025, e

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações