Pesquisar No Site

Leitos prontos e aquisição de tomógrafo computadorizado concluem 2ª fase do Plano de Contingência da Saúde

Publicado em: 26/05/2020
Destaques
Leitos prontos e aquisição de tomógrafo computadorizado concluem 2ª fase do Plano de Contingência da Saúde
Leitos prontos e aquisição de tomógrafo computadorizado concluem 2ª fase do Plano de Contingência da Saúde

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, promoveu na tarde desta segunda-feira (25/05) uma visita técnica na UPA Centro, que atualmente funciona como Pronto Atendimento 24 horas para Covid-19.

Acompanhado de técnicos da Secretaria de Saúde e de funcionários da empresa terceirizada João Marchesi, o prefeito apresentou o ambiente hospitalar, as alas (enfermaria, urgência e emergência) e anunciou as medidas da 2ª fase do Plano de Contingência da Saúde na cidade.

A Prefeitura de Caraguatatuba já iniciou a implantação da 2ª fase do Plano de Contingência da Saúde para o combate ao Covid-19 (novo coronavírus).

Essa fase consiste na instalação de 17 respiradores, todos já em funcionamento: 12 respiradores na UPA Covid-19 (Centro), três respiradores na UPA Sul e dois respiradores na UPA Norte.

Além disso, já foi finalizada a reforma geral do 2º andar da UPA Centro, que já começa a receber mais 80 leitos voltados para Covid-19. Outros 20 leitos serão instalados na UPA Sul.

A ideia é que estes leitos sejam usados para monitorar e estabilizar pacientes para que sejam transferidos para a Casa de Saúde Stella Maris ou Hospital Regional somente em casos de extrema gravidade.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, já foram adquiridos também mais 10 monitores multiparamétricos e a locação de outros cinco respiradores com monitor.

#PraCegoVer: Leitos do UPA Centro, que atualmente funciona como Pronto Atendimento 24 horas para Covid-19 (Foto: Divulgação/PMC)

“Estamos montando as estruturas e espero que não haja necessidade de usarmos. Mas se precisarmos, todos os equipamentos estarão prontos para salvar vidas”, disse o prefeito Aguilar Junior.

Segundo ele, o Plano de Contingência foi pensando para que houvesse economia e que a estrutura pudesse ficar a disposição da cidade após a pandemia. “Por isso pensamos na criação de leitos na estrutura já existente da UPA Centro. Fizemos as adaptações, compramos as camas e agora estamos instalando os leitos”, explica.

Estiveram presentes também na visita técnica a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, vereadores, membros do Conselho Municipal de Saúde e a imprensa regional.

Tomógrafo computadorizado

Outra novidade anunciada pelo prefeito Aguilar Junior na visita técnica foi a aquisição de um tomógrafo computadorizado que será instalado até o final da semana na UPA Centro.

Com isso, o fluxo do paciente Covid-19 será o seguinte: pacientes com sintomas característicos da doença entram pela UPA Central, colhem exames (PCR ou pesquisa de anticorpos) e realizam tomografia computadorizada. Como o resultado do exame demora a sair, a ideia da administração é testar “em massa” pela tomografia.

Segundo o Ministério da Saúde, como o vírus tem como alvo principal o sistema respiratório, imagens de tomografia computadorizada do tórax (pulmões) tem desempenhado um importante papel principalmente na detecção de pneumonia em pacientes considerados altamente suspeitos (mas ainda sem confirmação laboratorial), já que em estudos feitos com pacientes com comprovação laboratorial para a Covid-19, as imagens de tomografia demonstraram características de lesões pulmonares bastante específicas para esta doença.

1ª fase

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior e representantes da Secretaria de Saúde durante a visita (Foto: Divulgação/PMC)

A 1ª fase do Plano de Contingência da Saúde no combate ao Covid-19 em Caraguatatuba já foi concluída.

Nela estavam previstos o decreto municipal de quarentena, barreiras sanitárias, atendimento diferenciado nas Unidades de Saúde, criação da UPA Central somente para Covid-19, entrega domiciliar de medicamento de alto custo, vacinação contra gripe (H1N1) para idosos em casa, decreto de uso de máscaras, além de ambulâncias exclusivas para pacientes com suspeitas para o novo coronavírus.

Nesta fase foram criados 39 leitos exclusivos para Covid-19 na Casa de Saúde Stella Maris (sendo sete leitos de UTI Covid, 20 de Enfermaria Adulta Covid e 12 de Enfermaria Pediátrica Covid),

Além disso, o prefeito negociou com o Estado a abertura de 10 leitos de UTI e 10 leitos de Enfermaria Covid-19 no Hospital Regional, já em funcionamento desde 30 de março. Mais quatro leitos de UTI e quatro de Enfermaria entraram em funcionamento desde a semana passada.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Comtur de Caraguatatuba aprova propostas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba aprova propostas da revisão do Plano Diretor de Turismo

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em sessão extraordinária nesta quarta-feira (13), para aprovar as próximas ações e projetos da revisão do Plano Diretor de Turismo (PDTur) de Caraguatatuba. O PDTur é um documento que norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentado da atividade turística em Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 14/03/2024
Inscrições para 96 vagas do Vestibular Univesp 2024 em Caraguatatuba continuam até 8 de abril
Inscrições para 96 vagas do Vestibular Univesp 2024 em Caraguatatuba continuam até 8 de abril

As inscrições para o novo Vestibular Univesp 2024 seguem abertas até às 21h do dia 8 de abril e podem ser feitas no site www.vestibular.univesp.br. Este ano serão um total de 96 vagas para Caraguatatuba, divididas em três eixos: 32 vagas de Licenciaturas (Pedagogia, Matemática e Letras/Português); 32 vagas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 12/03/2024
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri

Foram necessários somente dois dias para a Prefeitura de Caraguatatuba reconstruir a ponte de pedestres sobre o rio Guaxinduba, que liga o bairro Cantagalo à região do Colibri. Os responsáveis pela obra são as Secretarias de Obras Públicas e Serviços Públicos (Sesep), Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira (14) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/03/2024
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abre nesta quinta-feira (21/3) a 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech). O evento, idealizado pela equipe do Setor de Informática Educativa, teve sua primeira edição em 2017. O objetivo é mostrar que a escola inovadora tem

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 20/03/2024
Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal
Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal

Os programas educacionais de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Trânsito Legal foram iniciados nesse ano letivo nesta quarta-feira (13/3). Em meio a muita festa, foi realizada a entrega de camisetas temáticas aos alunos da EMEI/EMEF Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, região Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024