Pesquisar No Site
Mais de 100 kits refeição já foram entregues aos idosos e pessoas com deficiência pelo Ciapi de Caraguatatuba

Mais de 100 kits refeição já foram entregues aos idosos e pessoas com deficiência pelo Ciapi de Caraguatatuba
A equipe do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), administrado pelo IDGT, continua com a entrega domiciliar de kit refeição a 17 idosos e pessoas com deficiência que participam do serviço de Centro Dia, aqueles em situação de vulnerabilidade social. Devido às medidas de prevenção ao Covid-19, o projeto está suspenso.

#PraCegoVer: Mulher com roupa branca e máscara de rosto, entrega dois kits refeição a um idoso (Foto: Divulgação/PMC)
Desde o início do atendimento, no dia 31 de março, 115 kits refeição, com almoço, café da tarde e jantar já foram entregues aos usuários em suas casas. As refeições são preparadas diariamente pela nutricionista do espaço, e o cardápio é elaborado de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Foram selecionados os idosos e pessoas com deficiência que não recebem outros benefícios, que residem sozinhos e que não tem autonomia para cozinhar, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade alimentar.
Com esse serviço, os usuários continuam sendo assistidos em casa e mantendo o quadro nutricional, com uma alimentação adequada, enquanto as atividades estiverem suspensas.
O Centro Dia é um espaço de acolhimento para idosos semidependentes, em que as famílias não têm condições de oferecer atenção e cuidado durante o dia. No local era ofertado alimentação, oficinas diversas, área de descanso, sala de convivência e acompanhamento técnico.
Novo acolhimento – Para poder oferecer assistência a todos os usuários do espaço, a equipe técnica do Ciapi estuda a partir de segunda-feira (13/4), entrar em contato por telefone aos 1.900 idosos e pessoas com deficiência ativos no serviço de Centro de Convivência.

#PraCegoVer: Mulher com roupa branca e máscara de rosto, entrega kit refeição a um idoso dentro do portão da casa (Foto: Divulgação/PMC)
A ideia é que os professores das oficinas façam um acompanhamento para saber da rotina, neste período inativo, com orientações, dúvidas, reforço da importância do isolamento social, alimentação, entre outras instruções.
“Nosso objetivo é saber se eles estão bem, se precisam de algo neste momento e oferecer nosso acolhimento, mesmo de longe”, explica o coordenador técnico do Ciapi, Mario Vitório.
O serviço de Centro de Convivência era destinado para idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência acima de 18 anos, independentes. Os usuários frequentavam o local, para realização de oficinas diversas.
Veja Também Recentes

Aloha Spirit movimenta Caraguatatuba com festival de esportes aquáticos neste fim de semana
Caraguatatuba será palco de grandes desafios e celebração esportiva com a chegada do Aloha Spirit 2025, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo, marcado para este fim de semana (8 a 10 de agosto). Atletas de várias partes do Brasil e do exterior devem participar de provas de

Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba – Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar
Um caso de suposto estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e segue em investigação. Segundo a Guarda Civil, uma viatura realizava patrulhamento nas imediações

Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas

20º Festival da Tainha recebe cerca de 20 mil pessoas e comercializa mais de quatro toneladas do pescado
Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a 20ª edição do Festival da Tainha, realizado entre os dias 9 e 13 de julho na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba. O evento, que celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara, foi promovido pelo governo municipal, por meio da

26º Festival do Camarão celebra culinária e cultura caiçara e recebe mais de 40 mil visitantes
Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a 26ª edição do Festival do Camarão de Caraguatatuba, realizado entre os dias 16 e 27 de julho, na Praça da Cultura – uma das maiores festividades do município, que visa preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizar as tradições e