Pesquisar No Site

Caraguatatuba comemora 10 pacientes recuperados da Covid-19

Publicado em: 24/04/2020
Destaques
Caraguatatuba comemora 10 pacientes recuperados da Covid-19
Caraguatatuba comemora 10 pacientes recuperados da Covid-19

Depois de 17 dias de internação, primeiramente, no Hospital Santos Dumont de Caraguatatuba e transferido, posteriormente, para a unidade de São José dos Campos, o médico cirurgião geral e oncologista, Élvio José Teixeira Pinotti, 63 anos, teve alta nessa quinta-feira (23) e está em casa.

O médico contou que o único sintoma da Covid-19 que teve foi dor de garganta e tosse seca, que teve início no dia 24 de março. “Não tive febre, dor no corpo, dor de cabeça, perda de olfato e do paladar”, afirmou.

#PraCegoVer: Médico Élvio Pinotti está deitado numa maca, dois profissionais da Saúde, paramentados com macacão impermeável, máscara e óculos, empuram a cama hospitalar em direção ao quarto.

Ele descobriu a doença por insistência de um colega médico que indicou uma tomografia dos pulmões. Por meio desse exame, primeiro na Casa de Saúde Stella Maris e repetido alguns dias depois, no Hospital Santos Dumont, foi constatada a imagem de vidro fosco, em ambos, que é característica do novo coronavírus.

“Para mim foi um susto quando decidiram que seria melhor ser internado. Como a tosse piorou junto com muita falta de ar, fui transferido para o Hospital Santos Dumont de São José dos Campos e fiquei dois dias na UTI semi-intensiva e, graças a Deus, não precisei ser intubado”, explicou.

De acordo com Pinotti, a experiência de passar de médico a paciente foi angustiante. “Sou cirurgião há 36 anos e nunca tive problemas. De repente me vejo com uma doença que ninguém sabe como lidar nem eu. Dá muito medo, teve momentos que achei que ia morrer”, avaliou.

No período de internação, o médico passou por três SWABs (exame que coleta secreção da garganta e narinas). Os dois primeiros deram positivos e o terceiro negativo. Livre da doença, agora ele aguarda o resultado do exame de sangue IgG e IgM, o qual demonstra que o organismo desenvolveu anticorpos para o novo coronavírus.

Sob os cuidados da família, na residência, em Caraguatatuba, o médico disse que a meta é se recuperar fisicamente antes de voltar ao trabalho, pois perdeu 16 kg, durante o período de internação.

“Só tenho a agradecer a todos que oraram por mim e aos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares que cuidaram de mim. Peço veementemente a toda a população que fique em casa, quem puder. Quem não puder, só saia usando máscara protetora e evitem aglomerações. Esse vírus é real e as consequências são duras”, alertou.

Curados – Caraguatatuba também comemora o restabelecimento completo de nove outros pacientes: uma aposentada de 71 anos; uma Técnica em Enfermagem de 43 anos; uma Agente de Controle de Zoonoses, de 31 anos; uma médica de 30 anos, e três médicos, de 41, 53 e 47 anos; além de funcionários da Organização João Marchesi, um homem de 52 anos e uma mulher de 31 anos.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia Mês do Meio Ambiente com foco em nutrição e sustentabilidade
Caraguatatuba inicia Mês do Meio Ambiente com foco em nutrição e sustentabilidade

O Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRESANS) de Caraguatatuba promovem a programação especial do Mês do Meio Ambiente em Caraguatatuba, iniciada na segunda-feira (2). As atividades, voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos e à promoção da sustentabilidade, foram realizadas no Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/06/2025
Membros do Comitê Orçamentário de Caraguatatuba participam de treinamento sobre PPA 2026-2029
Membros do Comitê Orçamentário de Caraguatatuba participam de treinamento sobre PPA 2026-2029

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Caraguatatuba promoveu um ciclo de treinamentos nos dias 5, 12 e 19 de maio para os membros do Comitê Orçamentário Municipal sobre o desenvolvimento de diagnósticos prévios para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Mais de 30 técnicos do comitê, que reúne

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/05/2025
Mostra Novo Cinema Mexicano segue nesta sexta com exibição de filmes na Casa da Democracia
Mostra Novo Cinema Mexicano segue nesta sexta comexibição de filmes na Casa da Democracia

Segue nesta sexta-feira (30/5), às 19h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, a Mostra Novo Cinema Mexicano – uma realização do Pontos MIS (programa do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do Consulado

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 27/05/2025
Preservação da área verde em Caraguatatuba é tema do Programa de Educação Ambiental da Unidade de Gás
Preservação da área verde em Caraguatatuba é tema do Programa de Educação Ambiental da Unidade de Gás

Caraguatatuba recebe uma série de encontros abertos à comunidade em diferentes bairros a partir da próxima semana. Trata-se do Programa de Educação Ambiental da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), uma iniciativa da Petrobras que atende a condicionantes ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/06/2025
Fazedores de Cultura representam Caraguatatuba no Revelando SP 2025
Fazedores de Cultura representam Caraguatatuba no Revelando SP 2025

Com mais de 55 edições realizadas ao longo de quase três décadas, o Revelando SP, maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. A Fundação Educacional e Cultural de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/05/2025