Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba já atendeu em domicílio mais de 800 pacientes do programa Alto Custo

Prefeitura de Caraguatatuba já atendeu em domicílio mais de 800 pacientes do programa Alto Custo
Em menos de duas semanas, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), já atendeu 858 pacientes do Alto Custo em casa, além dos pacientes que fazem uso de remédios de processos municipais.

#PraCegoVer: Dentro de uma sala, o farmacêutico Arthur Reis segura uma caixa com diversos medicamentos. Ele faz o uso de máscara (Foto: Divulgação/PMC)
A entrega dos remédios em domicílio foi uma medida tomada pela Prefeitura para evitar aglomerações e o contágio do novo coronavírus (Covid-19). Geralmente, os medicamentos deste programa são retirados, presencialmente, no Centro de Especialidades Médicas de Caraguatatuba (CEM) pelos 1700 cadastrados no programa.
Embora o número de atendidos seja consideravelmente bom, 140 pacientes cadastrados no programa Alto Custo não estavam em casa para receberem a equipe da farmácia do CEM.
Ainda que a orientação seja de adotar um isolamento social e aderir a quarentena determinada pela Prefeitura, 15% dos pacientes que não estavam em casa são idosos. O restante representa pessoas que mudaram de endereço ou que não moram no município. “Para que isso não se repita, nós aconselhamos as pessoas a manterem o cadastro sempre atualizado com endereço e telefone”, disse o farmacêutico do programa Alto Custo Arthur Reis.
Outros 706 pacientes do Alto Custo irão receber os medicamentos em casa até a próxima segunda-feira (07/04). Neste momento, a farmácia está priorizando a entrega de leite para crianças lactantes.

#PraCegoVer: Caixa com medicamentos para serem entregues a pacientes (Foto: Divulgação/PMC)
Quem irá receber os medicamentos em casa?
Todos os cadastrados no programa Alto Custo (processo estadual), sendo remédios controlados, ou não, e pacientes de processos municipais que não fazem uso de remédios controlados.
Para usuários de medicamentos controlados que estão sob o domínio do município (processos municipais), a entrega será presencialmente na farmácia do CEM. No ato da retirada, o paciente deverá apresentar receita médica.
Medicamentos retirados na UBS
Pacientes que fazem uso de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuídos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não irão recebê-los em casa.
A pessoa deverá se dirigir até uma farmácia das 11 UBSs do município e apresentar receita médica para retirar o medicamento.
Receita médica
De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba (Sesau), as receitas de remédios da atenção básica retirados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), validadas a partir de fevereiro, não precisam ser renovadas por tempo indeterminado.
Por outro lado, para a retirada de medicamentos controlados é necessário que os pacientes apresentem a receita médica atualizada e renovada. O prazo de validade da receita, que hoje é de 60 dias (dois meses), poderá ser estendido por até 180 dias (seis meses). Este prazo fica a critério do médico responsável pelo tratamento destes pacientes.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas