Pesquisar No Site
Artesãos da Praça Diógenes aprovam mudança temporária para novo local até conclusão de obras
Artesãos da Praça Diógenes aprovam mudança temporária para novo local até conclusão de obras
Na manhã desta segunda-feira (16/12), o prefeito Aguilar Junior se reuniu no auditório da Fundacc – Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba, com os artesãos para discutir sobre o início das obras de revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior ao lado da representante da Femaac onde discutem sobre a revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Fotos: Divulgação/PMC)
Com ele, estiveram presentes o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo; o secretário da Fazenda, Nelson Hayashida; o secretário de Turismo, Rodrigo Tavano; a Presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo; a diretora de Obras Públicas, Joseane Ferreira e os artesãos da Feira de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac).
Todos os 83 artesãos licenciados foram convidados e os 49 presentes participaram da votação que definiu que as obras devem ser iniciadas já em janeiro de 2020. Ao total, 41 artesãos votaram a favor ao início imediato dos processos, contra oito votos que pediam o início somente após o Carnaval, em meados de fevereiro.
Além disso, os artesãos concordaram com a transferência das barracas para a Praça Ton Ferreira de forma temporária, devido ao fechamento da Praça Diógenes Ribeiro para obras.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, a revitalização contará com uma nova estrutura e vai dar à praça, segundo ponto turístico mais visitado da cidade, um novo aspecto. “Este ponto tem que ser valorizado e respeitado. A obra beneficiará os próprios artesãos que há anos esperam por esta mudança. Estamos enfrentando mais um assunto que por muito tempo foi colocado de lado”, destacou.
Para a presidente da Femaac, Rosiane Faria, a revitalização da Diógenes é algo que todos aguardavam ansiosamente. “Esta obra é de grande importância para as famílias que vivem do artesanato, pois é de onde tiram sua renda. E sua reforma atrairá um grande número de turistas não só para a Praça, mas para a cidade também”, destacou.
O espaço tem a proposta de resgatar e fortalecer o artesanato local, além de fomentar o turismo. O projeto visa respeitar a história do município, com adequações ao futuro da cidade.
Cronologia da Obra
Em setembro de 2018, o prefeito assinou convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), órgão da Secretaria de Turismo do Estado, para a liberação de recursos na ordem de R$ 5,5 milhões para revitalização das praças Diógenes Ribeiro de Lima (Praça dos Artesãos), no Centro, e Praça Antonio Fachini (Artesanato), na Praia Martim de Sá, além de R$ 2 milhões para a reforma e ampliação do píer do Camaroeiro.

#PraCegoVer: Prefeito e artesãs que estão em cima do palco realizam votação para saber se as obras de revitalização se iniciam em janeiro ou após o Carnaval (Fotos Divulgação/PMC)
No entanto, por conta da mudança de Governo do Estado, a liberação dos recursos foi cancelada e um novo processo foi iniciado, o que acabou atrasando o processo das obras. Em setembro de 2019 o convênio para a revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Praça dos Artesãos) foi novamente aprovado e a Prefeitura retomou os procedimentos.
O projeto da Praça Diógenes prevê a construção de 90 quiosques fixos e 10 locais reservados para expositores eventuais, que ficarão em um deck separado para visitantes ou envolvidos em projetos sociais. A praça compreende uma área total de mais de 11 mil m².
O projeto também compreende a reforma e ampliação do banheiro público; do espaço do Programa “Acessa SP”, projeto de internet gratuita; implantação de contêineres e lixeiras do Programa de Coleta Seletiva, além de melhorias na iluminação interna da praça.
A arborização existente passará por uma manutenção e receberá o plantio de espécies nativas conforme novo projeto paisagístico elaborado pela Secretaria de Urbanismo. A praça atenderá todas as políticas de acessibilidade para que toda a população usufrua do espaço.
Evelin Oliveira / Rayssa Soares
Jornalista Responsável: Mayara Peixoto
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Contadora de Histórias Rita Brugnerotti participa da Quarta Literária na próxima semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima semana mais uma edição da ‘Quarta Literária da Kaká’. O encontro será na quarta-feira (22) às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Rita é atriz há mais de 18
Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Drywall
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Instalação de Drywall, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O curso tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e socioemocionais relativas à montagem de estruturas de paredes e tetos com sistema
Festival de Vôlei Feminino movimenta quadra do Poiares com mais de 150 crianças em Caraguatatuba
A quadra do Poiares recebeu, no último sábado (1º), o Festival de Voleibol Feminino, que reuniu mais de 15 equipes da categoria Mirim e aproximadamente 150 crianças. O evento teve como objetivo incentivar a prática do voleibol, estimular o desenvolvimento técnico e intelectual das atletas e fortalecer valores como disciplina,
Trilha empreendedora para mulheres: a importância do marketing digital para alavancar negócios
No segundo encontro do projeto “Todas por Elas”, realizado na quarta-feira (29), o tema abordado foi “Empreender no Digital uma nova jornada para mulheres”, com a consultora de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae São José dos Campos, Tatiana Amorim. Na palestra, Amorim,
Campeonato Municipal de Futebol de Caraguatatuba define finalistas das 1ª e 2ª divisões neste fim de semana
A disputa do Campeonato Municipal de Futebol de Caraguatatuba, organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação, segue em ritmo intenso e entra na reta final com as equipes classificadas para as semifinais das 1ª e 2ª Divisões. Pela 1ª Divisão, Fortaleza, Barranco Alto, Corinthians e Travessão seguem em busca do