Pesquisar No Site
Surfe é tema do II Encontro de Educação Física para capacitação e aplicação do esporte nas escolas

Surfe é tema do II Encontro de Educação Física para capacitação e aplicação do esporte nas escolas
Os professores de educação física do município de Caraguatatuba receberam o devido preparo para a aplicação do surfe nas escolas. A formação foi realizada no ultimo sábado (23/11), no II Encontro de Educação Física de 2019.

#PraCegoVer: Professores da rede municipal de ensino recebendo instruções do professor Luciano na praia. (Foto: Divulgação/PMC)
Durante a capacitação houve uma aula da história do surfe em todo mundo e sua iniciação no Brasil, aplicada pelo professor do projeto “Surfe Para Todos”, Luciano San’anna, formado em educação física e pós-graduado em esportes com prancha.
“Esse tipo de aprendizagem é de extrema importância principalmente pelo fator cultural, nós moramos na praia. Em países do exterior como Havaí, Austrália e Califórnia já é normal o surfe estar agregado ao ensino”, declara o professor Luciano.
O projeto tem como principal objetivo valorizar o profissional de Educação Física do município e proporcionar a capacitação e atualização sobre as novas práticas educativas.
Após o encontro os professores serão capazes de dar aulas de surfe, assim o aluno pode receber a iniciação nas escolas, com todo o embasamento teórico, e em um segundo momento ir à praia para praticar o esporte.

#PraCegoVer: professores treinando posicionamento em cima das pranchas ainda na areia. (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a coordenadora pedagógica Sílvia Patrícia, esse tipo de atividade pode aproximar o aluno do ensino. “São esportes atuais, o surfe se tornou um esporte olímpico. Os alunos podem se identificar, tornarem-se atletas e levar a prática do esporte para a vida toda, seja profissionalmente ou somente pela qualidade de vida e os benefícios do esporte”.
Após todo o material didático, as aulas teóricas de aplicação e iniciação do surfe, os professores pegaram suas pranchas e foram para o mar deslizar sob as ondas.
Silvia Patrícia surfou pela primeira vez e conta a experiência. “No início nos sentimos inseguros, mas depois é uma liberdade incrível. Vou até comprar uma prancha para praticar mais o esporte”.
O professor Luciano Sant’anna ressalta que as praias de Caraguatatuba são adequadas para a iniciação e prática do esporte, como por exemplo, as praias Palmeiras e Indaiá para iniciação e Brava, Capricórnio e Massaguaçu para prática.
Nelson de Oliveira
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Governo Municipal realiza abordagem a pessoas em situação de rua no bairro Jardim Jaqueira
Uma operação, que envolveu equipes da Assistência Social, Guarda Civil Municipal, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centro de Controle de Zoonoses e Trânsito, abordou aproximadamente 40 pessoas em situação de rua nas imediações da rodoviária, próximo ao Centro POP (serviço especializado para pessoas em situação de rua) no bairro

“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro
Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas do ramo de casamentos investirem. Em setembro, entre os dias 12 e 14, a cidade promove a “Feira de Casamento de Caraguatatuba”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo que marca o início de mais

Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba – Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar
Um caso de suposto estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e segue em investigação. Segundo a Guarda Civil, uma viatura realizava patrulhamento nas imediações

Campeonato Municipal de Futsal 2025 abre inscrições para Séries Ouro Prata e Bronze
Está aberto o período de inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2025 em Caraguatatuba. As equipes das Séries Ouro, Prata e Bronze já podem retirar as fichas de inscrição, com prazo até o dia 2 de setembro, data em que ocorre o Congresso Técnico, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Projeto Bendita Fruta promove arraiá julino com diversas atrações neste sábado
O projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente” promove neste sábado (12/7), das 9h às 12h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, o arraiá julino “Festa Caiçara na Roça”, com cultura, leitura e conscientização ambiental em atrações diversas. A entrada é gratuita e a sugestão é que os participantes