Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba inicia processo de regularização no bairro Cantagalo

Prefeitura de Caraguatatuba inicia processo de regularização no bairro Cantagalo
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Governo do Estado, em cumprimento a uma decisão judicial, iniciam nos próximos dias a instalação de placas de advertência no bairro Cantagalo. A ação visa informar a população local sobre a proibição de novas construções ou ampliação das atuais.

#PraCegoVer: foto aérea do bairro Cantagalo, com várias casas vistas de cima e vegetação em volta; (Foto: Divulgação/ PMC)
O bairro Cantagalo encontra-se congelado em função de uma Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público de São Paulo, por parcelamento irregular do solo, danos ao meio ambiente e lesão à ordem urbanística.
Segundo o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Ronaldo Cheberle, o processo é antigo, mas que só agora está sendo enfrentado. “É uma ação conjunta entre a Prefeitura e o Governo Estadual para definir a melhor solução para o bairro, a fim de, garantir a preservação e qualidade ambiental, sem prejudicar qualquer munícipe”, destacou.
A equipe do Instituto Geológico do Estado de SP (IG), já realizou uma primeira vistoria no bairro recentemente e irá realizar nova vistoria para verificar a existência de áreas de risco. Também será feito o mapeamento do rio e das áreas mais sensíveis para determinar com segurança as áreas que serão regularizadas.
Além das secretarias de Meio, Ambiente, Agricultura e Pesca, Habitação e o Instituto Geológico (estadual), estão envolvidos no projeto, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Polícia Militar Ambiental (PMA).
As ações preveem fiscalização diária dos bairros Cantagalo, Serraria e Colibri, inclusive aos finais de semana, realizada pelas secretarias SMAAP, Urbanismo e Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.
O objetivo da fiscalização é garantir o congelamento determinado por decisão judicial sendo que, em caso de desrespeito ao congelamento, serão adotadas medidas de polícia administrativa, incluindo demolição.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria