Pesquisar No Site
Cartório Eleitoral de Caraguatatuba faz plantão da biometria nesta quarta-feira (20)

Cartório Eleitoral de Caraguatatuba faz plantão da biometria nesta quarta-feira (20)
A Justiça Eleitoral de Caraguatatuba irá promover mais um plantão da biometria nesta quarta-feira (20), feriado da Consciência Negra. Quem ainda não fez o cadastramento biométrico terá a chance de cadastrá-la nessa data, das 8h às 14h, no Cartório Eleitoral, no bairro Sumaré.
Os moradores precisam comparecer ao local, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses). O procedimento é fundamental para exercer a cidadania já que, quem não realizar o cadastramento não poderá votar nas próximas eleições.

#PraCegoVer: Coleta da assinatura digital durante o processo de cadastramento da biometria obrigatória (Foto: Divulgação/PMC)
É necessário realizar a biometria obrigatória para evitar além do cancelamento do título de eleitor, a perda de uma série de direitos e benefícios como: tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública (licitações) e praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
Atualmente, Caraguatatuba possui 95.525 eleitores aptos e até o momento, 75.761 pessoas, cerca de 79,31% do eleitorado, já estão regularizadas com a Justiça Eleitoral.
Dias úteis e data limite
Para os eleitores do município que ainda não puderam realizar a identificação biométrica, o serviço continua de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, no Cartório Eleitoral, até o dia 19 de dezembro.
Biometria
O procedimento envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.
A coleta dos dados biométricos teve início no dia 4 de fevereiro desse ano. Os cidadãos que se inscreveram a partir do ano de 2015 devem verificar se no título de eleitor há a identificação biométrica. Caso haja, não precisam realizar novo cadastramento.
Serviço – Plantão da Biometria
Local: Cartório Eleitoral – Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba)
Data: 20 de novembro (quarta-feira)
Hora: Das 08h às 14h
Mais informações: (12) 3882-1398.
Andresa Ferreira
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da