Pesquisar No Site

Caraguatatuba tem mais de 84% de ocupação hoteleira em outubro, aponta pesquisa

Publicado em: 04/11/2019
Destaques
Caraguatatuba tem mais de 84% de ocupação hoteleira em outubro, aponta pesquisa
Caraguatatuba tem mais de 84% de ocupação hoteleira em outubro, aponta pesquisa

A Pesquisa de Índice de Ocupação em meios de hospedagens de Caraguatatuba, no mês de outubro, mostrou um movimento considerado surpreendente pelo setor turístico. A média dos quatro finais de semana somou 84,02%. O levantamento é feito por amostragem pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC).

Quando comparado com o município vizinho, Ilhabela, a diferença média foi pequena, “o que é um grande ganho para a cidade uma vez que o arquipélago é destino indutor do turismo”, compara o secretário de Comunicação Social, Rodrigo Tavano.

Um exemplo é que na semana do feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, a pesquisa apontou taxa de ocupação de 90% em Caraguatatuba e 92,8% em Ilhabela. “A média de Caraguá, ao longo de todo o ano, era de 30% abaixo de Ilhabela e neste mês de outubro alcançou índices parecidos com o arquipélago”, explica Tavano.

Com base na pesquisa, na primeira semana do mês a taxa de ocupação foi de 75,2%; de 18 a 20 de outubro chegou a 85,6% e encerrando o mês, de 25 a 27, a ocupação média foi de 85,3%.

Na avaliação do secretário de Turismo de Caraguatatuba, Cristian Bota, vários fatores contribuíram para o crescimento da ocupação hoteleira, entre eles, a participação do município em feiras nacionais e internacionais, um outubro com mais calor e poucos feriados prolongados e, o mais importante, a geração de fomento, com realização de eventos que visam aquecer a economia local no período da baixa temporada e, dessa forma, trazer mais turistas.

“O prefeito Aguilar Junior tem investido em eventos de cunho turístico, pelo menos um por mês, que sempre atrai mais visitantes para o município”, destaca Crisitian Bota.

Um exemplo foi o 3º Caraguá Beer Festival que reuniu cerca de 20mil pessoas na Praça da Cultura e quatro dias de eventos. No período de 17 a 20 de outubro foram comercializados mais de 10 mil litros de chopp e quase 500 garrafas de cervejas artesanais, dos quais só dos paneleiros – cervejeiros que fazem o produto em casa, foram 1.370 litros e 70 garrafas. Em termos de alimentação, na Vila do Hamburguer foram feitos mais de 3 mil lanches.

Para o presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHPC), Thiago Fabrette, esses dados são importantes para que o setor continue a trabalhar de olho em manter essa média alta. “Só posso ver esses dados como positivo, afinal, é uma cidade que vive quase que exclusivamente do turismo, tanto no emprego, quanto nos eventos, no consumo e no comércio. O turismo é a grande mola da cidade que catapulta a renda local”.

Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio

Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/04/2025
Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária

Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/04/2025
Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana

O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2025
Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 07/04/2025
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba nesta quinta-feira
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira

O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/04/2025