Pesquisar No Site
Dia Nacional do Surdo é comemorado na única escola Bilíngue para Surdos do Litoral Norte

Dia Nacional do Surdo é comemorado na única escola Bilíngue para Surdos do Litoral Norte
Em alusão ao “Dia Nacional do Surdo”, foram realizadas nesta quinta-feira (26/09) diversas atividades e vivências na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos do Litoral Norte, Ricardo Luques Sammarco Serra, primeira e única escola bilíngue da região.

#PraCegoVer: Alunos da Ricardo Luques Sammarco Serra. No fundo, os integrantes do coral. Mais à frente estão os intérpretes de LIBRAS do Hino Nacional e da música “We Are The World”. (Foto: Luís Gava/PMC)
A unidade escolar faz parte da Diretoria Municipal de Educação Inclusiva e conta com uma equipe de seis professores intérpretes de Libras que ensinam a língua aos alunos surdos e ouvintes. Além do ensino de Libras, o município oferece transporte escolar gratuito aos alunos.
O “Dia do Surdo” começou com a apresentação do Hino Nacional e logo em seguida a interpretação da música “We Are The World”, cantado pelo coral da escola e traduzido simultaneamente na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por diversos alunos com e sem deficiência auditiva.
Na sequência das atividades, os pais dos alunos Davi e Otávio, deficientes auditivos, contaram aos colegas de seus filhos um pouco sobre os desafios, descobertas e dúvidas sobre a surdez.
Aline Silva, mãe do Davi, explicou como a escola ajudou no desenvolvimento de seu filho.
“Antes de ele frequentar a escola era muito agitado e irritado. Mas agora, com a LIBRAS e com a escola toda aprendendo, ele ficou bem mais tranquilo. Hoje, ele se desenvolve de uma maneira muito fácil e rápida”, explicou Aline.
Já para o casal de professores Lucimara Cristina e Paulo Roberto, pais do aluno Otávio, o ensino em LIBRAS auxiliou bastante o desenvolvimento de seu filho.
“Em casa, houve situações que ele não conseguiu externar o que queria me falar com a voz e assim ele usou a LIBRAS. E a Língua facilita para ele e para nós”, contou Lucimara.
“Percebemos que aqui na escola ele está se sentindo em um ambiente acolhedor. O cuidado que os professores, os intérpretes, funcionários e outros alunos têm é para ele sentir que pertence aqui. Uma coisa que as pessoas precisam entender é que a LIBRAS não é bom apenas para meu filho, é bom para mim, para elas, para os filhos delas e para toda sociedade”, finalizaram os pais do Otávio.
Comemorando ainda mais o “Dia Nacional do Surdo”, a Secretaria de Educação, por meio do Setor de Educação Inclusiva, promoverá uma série de palestras e capacitações voltadas aos profissionais da rede municipal.

#PraCegoVer: Programação das capacitações do “Dia Nacional do Surdo”,para os profissionais da rede municipal de ensino. (Foto: Luís Gava/PMC)
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba se classificam para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
Caraguatatuba recebeu neste fim de semana (26 e 27) a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo masculino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Com os resultados, as equipes de xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba garantiram a classificação para a