Pesquisar No Site
Patrulha Maria da Penha reforça proteção às mulheres vítimas de violência

Patrulha Maria da Penha reforça proteção às mulheres vítimas de violência
A Campanha “Agosto Lilás” segue com a conscientização pelo fim da violência contra a mulher e desde o mês de maio, Caraguatatuba possui mais um serviço de proteção às mulheres vítimas de violência: a Patrulha Maria da Penha.

#PraCegoVer: Cartaz dizendo: Não se Cale. Com uma imagem de uma mulher de olhos fechados e com um X no lugar de seus lábios. (Foto: Raiana Bitencourt/PMC)
Implantada pela Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha acompanha por meio de visitas domiciliares, as mulheres que possuem medidas protetivas e também acompanham os agressores.
Em caso de não cumprimento da parte do agressor, a mulher aciona a Patrulha, e logo em seguida, a equipe se dirige até o local.
Segundo o capitão PM Luiz Fernando, as vítimas recebem orientação quanto ao uso do aplicativo SOS Mulher e algumas outras instruções. “Já para os agressores, informamos quanto ao cumprimento da medida protetiva e quais as causas que o não cumprimento pode acarretar”, explicou.
Sobre o aplicativo, a mulher aperta o botão e imediatamente aciona a Polícia Militar. A viatura mais próxima é enviada rapidamente até o local de onde foi emitido o sinal por meio do celular.
A Patrulha atua em torno de 90 dias, com três visitas mensais. Após o término do prazo, a equipe policial encaminha ao Fórum Municipal os relatórios de atendimento, para uma nova avaliação. Caso haja necessidade, o serviço é retomado.
Desde maio deste ano, mês em que a Patrulha Maria da Penha foi implantada no município, mais de 180 visitas foram realizadas. Em conjunto com a Polícia, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) também acompanha as vítimas com apoio de assistente social e psicólogo. São mais de 200 atendimentos por mês.
Sua denúncia pode salvar uma vida! Denuncie, ligue 180!
Serviço
Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM)
Endereço: Av. Cuiabá, 400 – Indaiá
Telefone: 3883-9908
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)
Endereço: Av. Maranhão, 341 – Indaiá
Telefone: 3882-3242
Veja Também Recentes

Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba retoma atividades esportivas no Ciase Sumaré
As atividades esportivas do Centro Integrado de Ações Socioeducativas (Ciase) do bairro Sumaré, em Caraguatatuba, foram retomadas após a suspensão temporária provocada pelos danos estruturais causados por ventos fortes no dia 27 de julho. O telhado e diversas áreas internas do espaço sofreram avarias, o que levou à interrupção parcial

VII Fórum de Aleitamento Materno segue com inscrições abertas até dia 12 em Caraguatatuba
Em alusão às ações do Agosto Dourado, Caraguatatuba vai promover o “VII Fórum de Aleitamento Materno: A Base da Sustentabilidade” no dia 15 de agosto. Os Interessados devem garantir a inscrição até a próxima terça-feira, dia 12, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/vii-forum-de-aleitamento-materno-a-base-da-sustentabilidade/3055275?share_id=copiarlink. O evento será realizado no auditório ‘Maristela de Oliveira’, na

Macc lança “Doe História” para ampliar acervo sobre Escola Adaly Coelho Passos
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) dá início à campanha “Doe História” para arrecadar fotografias e objetos antigos referentes à antiga Escola Profª Adaly Coelho Passos, prédio onde está instalado desde 2002, o Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. O objetivo é enriquecer o acervo histórico do museu, coletar registros que retratam

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 5 de agosto, das 9h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, que está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr.

Foragido por incêndio criminoso é preso pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Um homem procurado pela Justiça pelo crime de incêndio criminoso foi preso pela Guarda Civil Municipal (SP), no bairro Jaraguazinho, em Caraguatatuba (SP). A captura foi realizada durante patrulhamento preventivo na noite de quarta-feira (13). Durante abordagem a um grupo de suspeitos, na Avenida José Benedito de Faria, os agentes