Pesquisar No Site
Patrulha Maria da Penha reforça proteção às mulheres vítimas de violência

Patrulha Maria da Penha reforça proteção às mulheres vítimas de violência
A Campanha “Agosto Lilás” segue com a conscientização pelo fim da violência contra a mulher e desde o mês de maio, Caraguatatuba possui mais um serviço de proteção às mulheres vítimas de violência: a Patrulha Maria da Penha.

#PraCegoVer: Cartaz dizendo: Não se Cale. Com uma imagem de uma mulher de olhos fechados e com um X no lugar de seus lábios. (Foto: Raiana Bitencourt/PMC)
Implantada pela Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha acompanha por meio de visitas domiciliares, as mulheres que possuem medidas protetivas e também acompanham os agressores.
Em caso de não cumprimento da parte do agressor, a mulher aciona a Patrulha, e logo em seguida, a equipe se dirige até o local.
Segundo o capitão PM Luiz Fernando, as vítimas recebem orientação quanto ao uso do aplicativo SOS Mulher e algumas outras instruções. “Já para os agressores, informamos quanto ao cumprimento da medida protetiva e quais as causas que o não cumprimento pode acarretar”, explicou.
Sobre o aplicativo, a mulher aperta o botão e imediatamente aciona a Polícia Militar. A viatura mais próxima é enviada rapidamente até o local de onde foi emitido o sinal por meio do celular.
A Patrulha atua em torno de 90 dias, com três visitas mensais. Após o término do prazo, a equipe policial encaminha ao Fórum Municipal os relatórios de atendimento, para uma nova avaliação. Caso haja necessidade, o serviço é retomado.
Desde maio deste ano, mês em que a Patrulha Maria da Penha foi implantada no município, mais de 180 visitas foram realizadas. Em conjunto com a Polícia, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) também acompanha as vítimas com apoio de assistente social e psicólogo. São mais de 200 atendimentos por mês.
Sua denúncia pode salvar uma vida! Denuncie, ligue 180!
Serviço
Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM)
Endereço: Av. Cuiabá, 400 – Indaiá
Telefone: 3883-9908
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)
Endereço: Av. Maranhão, 341 – Indaiá
Telefone: 3882-3242
Veja Também Recentes

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de