Pesquisar No Site
Fundação Casa recebe Coletivo Teatral Saturnália da Fundacc para apresentação especial

Fundação Casa recebe Coletivo Teatral Saturnália da Fundacc para apresentação especial
A manhã da última quarta-feira (08/05) esteve repleta de interatividade, informação e dinamismo com duas apresentações da peça ‘Aids: Comigo não Acontece’, do Coletivo Teatral Saturnália, da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. A peça foi voltada para jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Casa de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Jovens uniformizados, sentados no chão, assistem dois atores encenando a peça em um salão (Foto: JC Curtis/Fundacc)
Abordando temas como droga, álcool, sexo e gravidez na adolescência, ‘Aids: Comigo não Acontece’ é um retrato da juventude moderna e tem como meta, segundo os atores do coletivo, conscientizar os jovens, causar impacto e trazer reflexão sobre situações presentes no seu dia a dia.
O espetáculo, que já foi apresentado em escolas públicas e municipais da região, sofreu adaptações de roteiro com cortes de cenas e acréscimo de diálogos para essas sessões.
Essas mudanças no roteiro foram, inclusive, notadas e aprovadas pelo jovem J.C, 16, de Caraguatatuba, que contou que em 2018 teve a oportunidade de assistir a uma sessão em sua antiga escola.
Para ele, “os diálogos estão mais expostos e achei a mudança interessante. A peça é excelente”, concluiu o jovem, que não conseguiu se conter e deu um ‘spoiler’ sobre o enredo para seus colegas antes mesmo do início da performance.
Já para F.S., 17, de São José dos Campos, é importante a oportunidade de receber trabalhos como este na Fundação porque é diferente e os tira de suas rotinas. Ele também salientou que, “essa é a realidade que nós temos, então, é bom para refletir. Vou levar a essa lição para sempre comigo”.
Interessados pelo o assunto abordado durante as sessões, os jovens mantiveram-se atentos, trocaram olhares e cutucões perante determinadas cenas que mais tarde revelaram fazer parte de suas antigas rotinas.
No geral, todos aprovaram a apresentação e disseram que a informação passada durante a encenação os levaria a refletir e pensar nas conseqüências do que poderia acontecer em suas vidas.
O convite para a apresentação surgiu por intermédio da professora de português, inglês e artes, Adriana Espanhol. Ela contou que vem trabalhando com os rapazes em um projeto de cinema e artes cênicas e que vários convidados têm contribuído para aulas interativas com os reclusos.
“Os meninos buscam aprender e são curiosos”, contou Adriana. A professora também frisou que o trabalho que vem desenvolvendo na Fundação Casa tem cunho educativo com a meta de socializar e reintegrar esses jovens à sociedade.
Segundo o coordenador pedagógico da Fundação Casa, Claudio Woidella, são 64 adolescentes, entre 12 e 21 anos, internados na unidade. Destes, 48 são internos e 16 se encontram em situação provisória.
Ele também contou sobre a rotina dos jovens, que durante a parte da manhã assistem aulas com professores do Estado e na parte da tarde desenvolvem atividades ligadas a arte e cultura como é o caso da oficina de teatro. Além disso, há a formação profissionalizante na área da informática e alimentar.
Após as apresentações, o coletivo abriu uma sessão para perguntas e respostas, onde conversaram com os jovens, compartilharam histórias pessoais, afim de incentivá-los na fase em que se encontram. Para o grupo, “o futuro está aí e se nós nos esforçamos podemos conseguir”.
No fim da apresentação os internos agradeceram a presença dos convidados distribuindo flores de papel confeccionadas por eles mesmos como um presente de agradecimentos. Eles também demonstraram interesse pelos cursos na área cultural e afirmaram que irão procurar os polos de suas cidades, pois desejam continuar o trabalho previamente desenvolvido junto aos seus professores de artes.
Veja Também Recentes

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma