Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza ações alusivas ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes

Caraguatatuba realiza ações alusivas ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv) promovem de 16 a 18 de maio ações integradas para mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, celebrado desde 2000 no dia 18 de maio.

#PraCegoVer: imagem com fundo laranja, no meio há uma flor com pétalas amarelas, símbolo da campanha. No pé da flor está escrito: Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes (Foto: Arte/PMC)
O objetivo das atividades é convocar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes em Caraguatatuba.
A programação inicia no dia 16 (quinta-feira), às 16h, com a palestra “Conscientização e Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente”, promovida aos alunos da educação estadual, no Teatro Mario Covas.
No mesmo dia, às 20h, a mesma palestra, mas com uma abordagem diferente, será aberta ao público adulto. A entrada é gratuita, inscrições aqui: https://tinyurl.com/y6h2dhce.
As palestras serão ministradas pela psicanalista Julia Barany, fundadora do Superasas, grupo de trabalho cujo objetivo é divulgar informação sobre abuso praticado por pessoas que estão na comunidade, atender as vítimas e treinar profissionais que lidam com as vítimas.

#PraCegoVer: logo fórum municipal com fundo rosa escrito em branco Eu e o ECA; em cima escrito em azul 1º Fórum Municipal e embaixo, escrito em verde: Direito a ter direitos! (Foto: Arte/PMC)
Na sexta-feira (17), das 8h às 12h, no CIDE Perequê-Mirim EMEF Prof. Euclydes Ferreira, será realizado o 1º Fórum Municipal “Eu e o ECA”, em parceria com o Conselho Tutelar e secretarias municipais.
O encontro é aberto ao público e será norteado com palestras do Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, psicanalista Julia Barany e uma apresentação do rapper Mano Azul. Inscrições podem ser realizadas aqui: https://tinyurl.com/y35fyegr.
Para encerrar a programação, no sábado (18), das 8h30 às 12h, na Praça Cândido Mota, o Comviv, em parceria com a Paróquia Santo Antônio e a Pastoral da Criança, realizam atividades com o tema “Zero Violência, 100% Ternura”.
Das 20h às 22h, na Praça do Caiçara (atrás do Museu) haverá shows musicais com Menorah Music, Célia Santos & Banda, e o rapper Mano Azul, além de uma apresentação teatral do grupo de teatro Avivah Jovens da Igreja Batista Novo Tempo e sorteio de brindes.
Atendimento – Em Caraguatatuba, na Secretaria Municipal de Saúde, existe a unidade Protege, que trabalha com as vítimas de violência doméstica e sexual, onde são acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e psicopedagoga.
Além disso, o Comviv tem como objetivo levantar e analisar casos de violência na cidade, elaborar um fluxo de atendimentos e estabelecer políticas para diminuir o número de ocorrências.
É formado por 23 membros, representantes das Secretarias de Saúde, Social, Segurança, Educação, Assuntos Jurídicos, Esportes e Fundacc, além da Casa de Saúde Stella Maris e os Conselhos Tutelar, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde e da Assistência Social.
Denúncia
O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.
O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.
Serviço:
Dia 16 – 16h, palestra para alunos / 20h, palestra para adultos
Local: Teatro Mario Covas – Av. Goiás, 187 – Indaiá
Dia 17 – 8h às 12h, 1º Fórum Municipal “Eu e o Eca”
Local: Cide Pereque Mirim – R. José Geraldo da Silva Filho, 165
Dia 18 – 8h30 às 12h – atividades Praça Cândido Mota (Praça do Coreto)
20h às 22h – shows musicais Praça do Caiçara – museu
(R. Dr. Paul Harris, 1107 – Centro)
Veja Também Recentes

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse