Pesquisar No Site
CEIs comemoram aniversário de Caraguatatuba com apresentações sobre a cultura caiçara

CEIs comemoram aniversário de Caraguatatuba com apresentações sobre a cultura caiçara
No mês em que Caraguatatuba comemora 162 anos, as unidades escolares da rede municipal, oportunamente, trabalham no programa político pedagógico, elementos da cultura caiçara.

#PraCegoVer Menino com, aproximadamente, com dois anos segura uma chapéu de palha com a mão direita e a alça de um cesto com a mão esquerda. Ele usa calça estilo pescador, em tecido cru. Dentro do cesto há peixes feitos de feltro nos tons azul, rosa, amarelo e verde. Um pouco atrás, outro menino, aparentando a mesma idade, segura um peixe lilás com a mão direita e usa calça estilo pescador, em tecido em tom cru e chapéu de palha. Ao fundo, educadores e várias crianças estão sentados no chão. (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)
A ideia é que as crianças conheçam, desde os primeiros anos, utensílios, pratos típicos, vestuário e outros componentes típicos da região.
No CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano (Tinga), a professora Luciane Borges de Souza, do Berçário II, preparou apresentação musical com as crianças, a partir da música “Suíte do Pescador”, de Dorival Caymmi. Em seguida, os pequenos do Maternal II A e B, das professoras Tatiane Cristina Oliveira dos Santos e Bruna Lemes de Oliveira, apresentaram coreografia para a música “Pedacinho do Céu” de Taty e Vitor, que exalta as belezas da cidade.
No CEI Profª Telma do Amarante Veiga Santos (Tinga), as professoras do Maternal II A e B, Maria Aparecida de Souza e Aline de Fátima Marillac Moreira, também realizaram musical com a música de Caymmi.
Cenário, roupas, adereços foram todos confeccionados pela equipe de educadores (agentes de apoio escolar e agentes de desenvolvimento infantil), professores e equipe gestora.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos promove zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos seguem simultaneamente nos bairros Jardim Tarumãs, Perequê-Mirim, Pegorelli (Residencial Nova Caraguá 1), Travessão (Bosque dos Guanandis), Pontal Santamarina, Olaria, Jetuba, Massaguaçu, Jardim do Sol e Cocanha. Desde segunda-feira (28/4), grupos de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos limpam ruas, praças, quadras

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o