Pesquisar No Site
Caraguatatuba distribui preservativos aos representantes de Blocos de Carnaval

Caraguatatuba distribui preservativos aos representantes de Blocos de Carnaval

#PraCegoVer Pessoas reunidas em círculo seguram papeis em mãos, enquanto alguns conversam. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
De 01 e 05/03, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria de Saúde, prevê distribuir mais de 30 mil preservativos entre os foliões de blocos carnavalescos da cidade. Isto tudo para garantir que a diversão seja, além de segura, consciente.
Nesta quarta-feira (27/02), representantes de Blocos de Carnaval do município receberam os preservativos entregues pela equipe da UAMI na Secretaria de Turismo de Caraguatatuba.
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba também esteve presente para entregar 10 abadás do Bloco da Solidariedade, aos representantes de todos os blocos que irão desfilar pela cidade ao longo do feriado de Carnaval.
O organizador do Bloco Tropa D´Litro do bairro Massaguaçu, Jailson Pereira de Lima, relatou que a iniciativa da Prefeitura de Caraguatatuba de distribuir preservativos durante a folia é ótima. “As pessoas não precisam ter vergonha de adquirir preservativo. Prevenção é um assunto sério”, completou.
No dia 02/03 (sábado), a equipe da UAMI, juntamente com os alunos do curso técnico em enfermagem do Colégio Dom Bosco, distribuirão 5 mil preservativos aos foliões presentes no Bloco das Piranhas. Além de preservativos adolescentes, e preservativos adultos, também serão distribuídos gel lubrificantes.
Materiais educativos informando sobre HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis também serão entregues durante as festividades carnavalescas. De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha tem foco em todos os públicos. Porém a atenção é maior para os segmentos mais vulneráveis às IST’s HIV/AIDS, como por exemplo, usuários de drogas, profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens.
O que são IST – As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, no parto ou a amamentação.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços da UAMI e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 111 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 111 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba participa de Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência em Taubaté
A Divisão de Prevenção da Defesa Civil Estadual realizou uma “Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência”, no auditório do Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (SEDES), em Taubaté, na última terça-feira (5), que contou a presença de vários representantes dos governos municipais do Vale do Paraíba

Próxima oficina do Pontos MIS “Da ideia ao roteiro” está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc, promove no dia 5 de agosto (terça-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos

Projeto piloto “Colônia de Férias” leva crianças do residencial Getuba ao Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
Terça-feira (15) foi dia de passeio no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba com crianças do Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, dentro do projeto piloto “Colônia de Férias”, realizado pelo governo municipal de Caraguatatuba. No passeio, a criançada pode conhecer um pouco sobre a

Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba – Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar
Um caso de suposto estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e segue em investigação. Segundo a Guarda Civil, uma viatura realizava patrulhamento nas imediações