Pesquisar No Site
Prefeitos discutem ações turísticas e querem elevar em 15% taxa média de ocupação nos 42,5 mil leitos do LN
Prefeitos discutem ações turísticas e querem elevar em 15% taxa média de ocupação nos 42,5 mil leitos do LN
Os prefeitos de Caraguatatuba, Aguilar Junior, de Ilhabela, Márcio Tenório, de São Sebastião, Felipe Augusto, e de Ubatuba, Délcio Sato, se reuniram nesta terça-feira (27/11) em Caraguatatuba para traçar estratégias e ações para a divulgação do Circuito Litoral Norte, criado para fomentar o turismo nas quatro cidades da região.
No encontro, os prefeitos discutiram as principais ações do consórcio que integrará a região e entre as medidas estão: unificar e posicionar o litoral Norte como Circuito Turístico; atrair maior volume e qualificação do turista para a região; qualificar os serviços de infraestrutura e fomentar parcerias com o Trade Turístico.
Pelo estudo apresentado durante a reunião, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela recebem em torno de 4,3 milhões de turistas por ano, sendo 88% dos visitantes oriundos de São Paulo, 2% do Rio de Janeiro, 2% de Minas Gerais, 1% do Paraná e 4% de outros países. São 931 meios de hospedagem com 42.500 leitos.

#PraCegoVer: Foto de perfil do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior. Ele prestando atenção na reunião e ao fundo televisão com as informações do Circuito de Turismo.
Hoje, a taxa média de ocupação é de 54% e com as ações de promoção do Circuito Turístico, no período de dois anos, a taxa deve subir entre 65% e 70%. Para isso, os focos estratégicos de promoção serão: ações comerciais, treinamento e capacitações, participação de feiras e eventos, plataforma digital, além de mídias. As quatro cidades do Litoral Norte devem investir, juntas,
cerca de R$ 3,3 milhões.
Segundo o prefeito Aguilar Junior as expectativas são as melhores. “Há anos se comenta de fazer esse consórcio intermunicipal de turismo, mas nunca saiu do papel. Então agora vemos a força de todos os prefeitos para que isso se consolide e aconteça”, afirma.
O prefeito Márcio Tenório acrescenta afirmando que esse é um momento histórico para o litoral. “Nós esperamos fortalecer ações no turismo do litoral Norte com a geração de emprego e renda, trazendo qualidade de vida para a nossa população e os visitantes, com isso possibilitando a formação de obra local”. Para ele, a ideia é destacar a região como um destino turístico não só para o Brasil, mas para o mundo.
Para o prefeito Felipe Augusto esse consórcio visa implementar as políticas públicas do turismo. “É uma realização extremamente importante dos quatro prefeitos, pautada nas ações dos nossos secretários, que conduziram muito bem os trabalhos. Hoje o litoral Norte dá um grande passo rumo à organização, ao planejamento e a estruturação de um turismo profissional”.
“Esse circuito demonstra a união do litoral Norte”, diz o prefeito Délcio Sato. “Temos uma preocupação muito grande com a região. Nós somos apenas um destino, uma região, com muitas particularidades, mas ao mesmo tempo se unem para que o litoral possa oferecer o melhor”, comenta.

#PraCegoVer: Foto com os quatro prefeitos do litoral norte, prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e prefeito de Ubatuba, Délcio Sato.
Eleição
Nesta reunião foram eleitos para os cargos de presidente do conselho administrativo o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, com o vice, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto; secretário, o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato; presidente do conselho fiscal, Aguilar Junior. E o conselho consultivo formado pelos secretários de Turismo.
Também estiveram presentes os secretários de Turismo de Caraguatatuba, Cristian Oliveira de Souza, de Ilhabela, Ricardo Fazzini, de São Sebastião, Adriana Balbo, e de Ubatuba, Luiz Bischof. Entre outras autoridades.
Aguilar Junior finalizou o encontro destacando que o turismo é a mola mestra da região. “Esse fortalecimento entre as quatro cidades melhorará muito o turismo do litoral Norte, consequentemente gerando mais emprego e renda para o nosso povo, que é isso que a gente busca sempre”.
Veja Também Recentes
Escola Técnica Estadual abre vagas remanescentes para Curso Técnico em Administração
A Escola Técnica Estadual de Caraguatatuba (ETEC) informa a abertura das vagas remanescentes para o Curso Técnico Modular em Administração, com ingresso direto no segundo módulo a partir de 2026. A oportunidade é destinada a candidatos que já possuem experiência ou cursos na área e desejam dar continuidade à formação
Atletismo Máster de Caraguatatuba conquista 19 medalhas na V Taça Brasil
A equipe de Atletismo Máster de Caraguatatuba brilhou na V Taça Brasil de Atletismo Máster, realizada em Bragança Paulista (SP), nas instalações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no último final de semana. O grupo caraguatatubense encerrou a competição com 19 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e
Vistoria do Cidade Legal inicia regularização do Rio do Ouro em Caraguatatuba
Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, acompanhados por funcionários da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, vistoriaram o bairro Rio do Ouro na última sexta-feira (17/10), para iniciar os trabalhos de regularização fundiária dentro do Programa Cidade Legal. Antes de percorrer o bairro, a
XV de Caraguatatuba/Secer vence Itaquaquecetuba por 5 a 4 pela Copa Ouro sub-20
O E.C. XV de Caraguatatuba/Secer venceu a segunda partida consecutiva da primeira fase da Copa Ouro Sub-20 – Torneio da Associação Paulista de Futebol (APF), nesta quarta-feira (22). Os caraguatatubenses estrearam com derrota (4 a 3 para o C.A. Lemense), mas se recuperaram e venceram o Guarujá F.C. por 2
Caraguatatuba recebe “Aliançados em Cristo Jesus” na Praça da Cultura nesta sexta-feira
Caraguatatuba recebe nesta sexta-feira (31), a partir das 18h, a primeira edição do evento “Aliançados em Cristo Jesus”, na Praça da Cultura, no Centro. O encontro é voltado ao público cristão e deve reunir igrejas de diferentes denominações da região e de outros estados em um culto ao ar livre.