Pesquisar No Site
Mulheres assistidas pelo CIAM fazem Sarau dentro da campanha dos 16 dias pela não violência

Mulheres assistidas pelo CIAM fazem Sarau dentro da campanha dos 16 dias pela não violência
O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba promoveu o “I Sarau Cultural” organizado pelas psicólogas, assistentes sociais, servidoras e frequentadoras do espaço, na noite dessa quinta-feira (29).
O evento realizado na sede da entidade, no Indaiá, teve apresentações de poesia, pintura, teatro, bate-papo e música, dentro das atividades da campanha “16 dias de Ativismo – Basta! Viver sem violência é direito de todos”, aberta na última segunda-feira (26) pelo prefeito Aguilar Junior e o secretário Jonas Fontes.
A confraternização começou com um monólogo escrito e encenado pela atriz Keiliane Dias, 19 anos. Na peça, a atriz conta a história de uma mulher que, após sofrer violência e vários reveses na vida, descobre na culinária uma forma de ganhar dinheiro e se realizar profissionalmente. “Minha intenção foi mostrar ao público feminino que todas têm um talento e força interior capazes de mudar o destino”, afirmou.

#PraCegoVer: A coordenadora do CIAM Márcia Gusmão dá boas vindas ao público presente no I Sarau Cultural. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Outra apresentação marcante da noite foi da contadora de histórias, Rogéria Dutra. A ex-gari, que conseguiu formar-se em Pedagogia e hoje é professora, contou a história de um sapo que se apaixonou por uma pata e que, apesar das diferenças, casaram-se e tiveram dois filhos: um sapato e uma sapatilha. “Uma fábula que mostra que as dificuldades de um casal podem ser superadas com amor e respeito”, ressaltou a pedagoga.
Também teve a roda de conversa “Mulheres Empoderadas” com depoimentos de Darci Apolinário, Iracema Mendes, Cláudia Conoscchia e Elilde Browning.
“Vim de uma família numerosa e pobre. Fiz muito trabalho braçal para sobreviver. Fiz curso de cabeleireira, depilação, design de sobrancelhas e atualmente faço pintura na Fundacc. Sou muito orgulhosa de mim. Meu conselho é que cada uma de vocês que aqui estão nunca desistem de si”, declarou Cláudia Conoscchia.
Outra que fez questão de dar seu depoimento foi Elilde Browning, 79 anos. Ela contou que nasceu no interior da Bahia, em uma família de 12 irmãos e enfrentou a pobreza. “Lembro-me que aos 11 anos, depois de um dia exaustivo de trabalho fui dormir com a dor da fome, porque em casa não havia nada para comer. Hoje sou uma pessoa feliz e de bem com a vida. Essa trajetória de luta e superação foi contada no seu livro “E assim foi a vida”, publicado há três anos, que foi sorteado entre o público presente.

#PraCegoVer: Mulheres assistidas pelo CIAM do grupo de canto coral posam para foto (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Thaíza Gonçalves do Nascimento, 24 anos, é uma das mulheres assistidas pelo CIAM. “Vim de Cruzeiro (SP) morar em Caraguatatuba, há dois anos. Aqui passei por um caso de agressão com um ex-namorado e tive toda assistência do CIAM para prestar queixa na delegacia, também psicológica e junto à minha chefia no trabalho. Já fiz o curso de cuidadora de idosos, de depilação e atualmente faço o de confeitaria. Estou juntando dinheiro para fazer faculdade de direito. O CIAM foi um divisor de águas na minha vida. Recuperei a autoestima e motivação para construir um futuro melhor”, afirmou.
Para encerrar, as mulheres assistidas pelo CIAM fizeram uma apresentação de canto coral acompanhadas ao violão pela artista Mara Amaral. O grupo cantou as músicas “Jesus Cristo”, famosa na voz de Roberto Carlos, “Pai eu quero te amar”, e “Assim caminha a humanidade” de Lulu Santos.
O “I Sarau Cultural do CIAM” foi uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Serviço – Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Avenida Cuiabá, 400, bairro Indaiá. Horário de atendimento: 8h às 17h. Telefone: 3883-9908.
Veja Também Recentes

Com uma medalha de ouro, estudantes de Caraguatatuba se destacam na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado
Os estudantes da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, e o estudante Luiz Arthur, da EMEF Ricardo Luques, na Praia das Palmeiras, representaram Caraguatatuba na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), na última semana. No dia 10 de junho, a equipe

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 100 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 24 de junho, das 8h às 12h, no salão Monteiro Lobato, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Rio de Janeiro,

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado de Santo Antônio
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar no dia 13 de junho (sexta-feira), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos,

Implantação gradativa da Contribuição Social e do Imposto de Bens e Serviços é tema do Fórum Regional de Direito Tributário de Caraguatatuba
As mudanças trazidas pela implantação gradativa da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) da Reforma Tributária (LC 214/2025) no cotidiano fiscal dos municípios brasileiros foram discutidas no Fórum Regional de Direito Tributário de Caraguatatuba, na última sexta-feira (30/5), no auditório do Campus

Caraguatatuba oferece 103 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 103 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor