Pesquisar No Site

Alunos do Casa Branca realizam a primeira observação de aves na Martim de Sá

Publicado em: 04/10/2018
IMG02
Alunos do Casa Branca realizam a primeira observação de aves na Martim de Sá

#PraCegoVer: Aluno na praia utilizando o binóculo (Foto: Lucas Camargo/PMC).

Os alunos da EMEI/EMEF Oswaldo Ferreira, localizada no bairro Casa Branca, estiveram ontem (03/10) na praia Martim de Sá realizando observação de aves por meio do Projeto “As’ Atlântica”, com o intuito de conscientizar quanto a preservação de ambientes naturais através da observação de aves da região. A atividade foi realizada no período da manhã com crianças do Fundamental I (5º anos A, B e C).

As crianças foram recepcionadas pela a equipe de apoio do Parque Estadual da Serra do Mar, composta pelo os biólogos Tiago Saturnino, Vanessa Trally e Cayo Môra que ensinaram a técnica de observação das aves, manipular um binóculo.

Os alunos receberam uma cartilha contendo um guia de aves com atividades educativas. Nas atividades eles preenchiam com o nome do pássaro, descreviam cores da ave (bico, peito, asa, pescoço, rabo, cabeça), local onde foi visto (ar, solo, árvore ou água), preferência alimentar (insetos, peixes, frutas, outros) se era uma ave migratória ou residente.

O biólogo Tiago Saturnino disse que no local os estudantes aprendem a diferenciar os pássaros, por cor, tamanho e som. “O legal desse projeto é que quando eles observam uma ave perto de casa, eles acabam contando e já sabem diferenciar” afirma.

A Professora Marilda Paes disse que os professores tiveram uma capacitação e preparam as atividades.

A aluna Gabriely Ferreira do 5ºB achou muito interessante a experiência ”É mais legal sair da sala e ir para um lugar que tem mais passarinhos para observar”, disse ela.

#PraCegoVer: Ave lavadeira mascarada na areia da praia. (Foto: Lucas Camargo/PMC)

O aluno com Síndrome de Down, Eduardo Meneses, ficou bem empolgado com a atividade. “E com um joia indicava ter amado usar o binóculo durante a aula”, afirmou a Lidiane Rocha do 5ºB, que acompanha o aluno.

Em média foram 90 alunos dos 5ºanos acompanhados da Profª Marilda Paes do 5ª ano A, da Profª Cristiane Frias, do 5º B e da Profª Eliete Maria dos Santos do 5º ano C. Também acompanharam a visita estagiárias, funcionários e a servidora Cida Alves, uma das idealizadoras do projeto.

O biólogo Caio Môra destacou que a atividade foi realizada pela primeira vez na praia. ”Foi feita algumas adaptações. Antes executávamos nas trilhas”.

O Projeto As’ Atlântica foi criado pela Secretária de Educação de Caraguatatuba, com o apoio do Parque Estadual Serra do Mar.

“O projeto iria começar só em 2019. No entanto, foi adiantado por conta das chuvas que dificultavam o acesso das trilhas”, afirma o responsável pelo Setor de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Mário Luiz.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe primeiro evento de fisiculturismo para iniciantes com palestras e competição classificatória
Caraguatatuba recebe primeiro evento de fisiculturismo para iniciantes com palestras e competição classificatória

Caraguatatuba será palco de um dos eventos mais aguardados do universo do fisiculturismo no litoral norte: o primeiro campeonato estreante da WBBF-SP (Federação de Fisiculturismo do Estado de São Paulo), marcado para o dia 26 de julho (sábado), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 10h. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 21/07/2025
“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro
“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro

Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas do ramo de casamentos investirem. Em setembro, entre os dias 12 e 14, a cidade promove a “Feira de Casamento de Caraguatatuba”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo que marca o início de mais

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/07/2025
Importância da alimentação na terceira idade é tema de palestra em Caraguatatuba nesta sexta-feira
Importância da alimentação na terceira idade é tema de palestra em Caraguatatuba nesta sexta-feira

A alimentação é importante para as pessoas em qualquer idade. Em cada fase da vida a quantidade e variedade de nutrientes são diferenciadas. Após os 60 anos os cuidados devem se intensificar. Nesse sentido, a nutricionista Cíntia Araújo, responsável pelo Banco de Alimentos do município, estará na Secretaria dos Direitos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/07/2025
Abertura do 20º Festival da Tainha reúne centenas de pessoas na região sul de Caraguatatuba
Abertura do 20º Festival da Tainha reúne centenas de pessoas na região sul de Caraguatatuba

Teve início na última quarta-feira (9/7), na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul, a 20ª edição do Festival da Tainha. O evento celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara e é uma realização do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/07/2025
Oficina audiovisual com cineasta Christian Saghaard está com inscrições abertas em Caraguatatuba
Oficina audiovisual com cineasta Christian Saghaard está com inscrições abertas em Caraguatatuba

O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima segunda-feira (14/7), às 17h30, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem”. A atividade é gratuita e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/07/2025