Pesquisar No Site
Alunos do Casa Branca realizam a primeira observação de aves na Martim de Sá

Alunos do Casa Branca realizam a primeira observação de aves na Martim de Sá

#PraCegoVer: Aluno na praia utilizando o binóculo (Foto: Lucas Camargo/PMC).
Os alunos da EMEI/EMEF Oswaldo Ferreira, localizada no bairro Casa Branca, estiveram ontem (03/10) na praia Martim de Sá realizando observação de aves por meio do Projeto “As’ Atlântica”, com o intuito de conscientizar quanto a preservação de ambientes naturais através da observação de aves da região. A atividade foi realizada no período da manhã com crianças do Fundamental I (5º anos A, B e C).
As crianças foram recepcionadas pela a equipe de apoio do Parque Estadual da Serra do Mar, composta pelo os biólogos Tiago Saturnino, Vanessa Trally e Cayo Môra que ensinaram a técnica de observação das aves, manipular um binóculo.
Os alunos receberam uma cartilha contendo um guia de aves com atividades educativas. Nas atividades eles preenchiam com o nome do pássaro, descreviam cores da ave (bico, peito, asa, pescoço, rabo, cabeça), local onde foi visto (ar, solo, árvore ou água), preferência alimentar (insetos, peixes, frutas, outros) se era uma ave migratória ou residente.
O biólogo Tiago Saturnino disse que no local os estudantes aprendem a diferenciar os pássaros, por cor, tamanho e som. “O legal desse projeto é que quando eles observam uma ave perto de casa, eles acabam contando e já sabem diferenciar” afirma.
A Professora Marilda Paes disse que os professores tiveram uma capacitação e preparam as atividades.
A aluna Gabriely Ferreira do 5ºB achou muito interessante a experiência ”É mais legal sair da sala e ir para um lugar que tem mais passarinhos para observar”, disse ela.

#PraCegoVer: Ave lavadeira mascarada na areia da praia. (Foto: Lucas Camargo/PMC)
O aluno com Síndrome de Down, Eduardo Meneses, ficou bem empolgado com a atividade. “E com um joia indicava ter amado usar o binóculo durante a aula”, afirmou a Lidiane Rocha do 5ºB, que acompanha o aluno.
Em média foram 90 alunos dos 5ºanos acompanhados da Profª Marilda Paes do 5ª ano A, da Profª Cristiane Frias, do 5º B e da Profª Eliete Maria dos Santos do 5º ano C. Também acompanharam a visita estagiárias, funcionários e a servidora Cida Alves, uma das idealizadoras do projeto.
O biólogo Caio Môra destacou que a atividade foi realizada pela primeira vez na praia. ”Foi feita algumas adaptações. Antes executávamos nas trilhas”.
O Projeto As’ Atlântica foi criado pela Secretária de Educação de Caraguatatuba, com o apoio do Parque Estadual Serra do Mar.
“O projeto iria começar só em 2019. No entanto, foi adiantado por conta das chuvas que dificultavam o acesso das trilhas”, afirma o responsável pelo Setor de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Mário Luiz.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de