Pesquisar No Site
Caraguatatuba reforça equipe de Agentes de Controle de Zoonoses
Caraguatatuba reforça equipe de Agentes de Controle de Zoonoses

#PraCegoVer: Homem com macacão de proteção, capacete e luvas (Equipamento de Proteção Individual – EPI) com nebulizador nas costas entra em casas para aplicação de inseticida. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Doze novos agentes de controle de zoonoses foram convocados no dia 30/05 para reforçar as ações do Centro de Controles de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba, que já era composto por 25 profissionais com esta mesma função.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, além de receber estes profissionais por concurso público, realiza visitas casa a casa de segunda à sexta-feira; promove vistorias quinzenais em pontos estratégicos, tais como borracharias, ferros-velhos; seguidos de bloqueio de criadouros de Aedes aegypti e efetua aplicação de inseticida para casos suspeitos e confirmados.
A última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de Caraguatatuba foi realizada em abril e resultou em 2ib (índice de Breteau), situação de alerta de acordo com o Ministério da Saúde. Esta avaliação é realizada de três em três meses, completando quatro em um ano para identificar o índice de densidade larvária da área estudada.
O biólogo do CCZ, Ricardo Fernandes, avalia que, como em janeiro deste ano o valor obtido foi de 5ib, a cidade segue com melhorias no índice. “Esta situação ainda é de alerta, ou seja, temos que cuidar. Mas, somente acima de 3,5 é que consideramos situação de risco. O que não é o caso de Caraguatatuba”, afirma.
Segundo registros da Secretaria de Saúde, de janeiro a maio de 2018, a cidade não teve nenhum caso de Zika notificado. Quanto à Dengue, até o momento, foram apenas oito casos positivos; um caso de Chikungunya foi registrado, mas foi importado do Rio de Janeiro e nenhum caso de H1N1 foi confirmado.
Veja Também Recentes
Programa de educação ambiental leva conscientização sobre fauna doméstica e silvestre a escolas lindeiras de Caraguatatuba
Os alunos da EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga, participaram das atividades do Programa de Educação Ambiental promovido em parceria com o Grupo Tamoios, na quinta-feira (23). As apresentações envolveram estudantes das chamadas escolas lindeiras — instituições públicas situadas próximas à Rodovia dos Tamoios, que recebem ações
Caraguatatuba recebe visita da Secretária de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Caraguatatuba recebeu a visita da secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP), Marília Marton, e sua equipe na última sexta-feira (3). Marília foi recepcionada pelo vice-prefeito, Sérgio Arnaldo Braz, que na ocasião representou o prefeito Mateus Silva e pelo presidente da Fundação Educacional e
Caraguatatuba recebe “Aliançados em Cristo Jesus” na Praça da Cultura nesta sexta-feira
Caraguatatuba recebe nesta sexta-feira (31), a partir das 18h, a primeira edição do evento “Aliançados em Cristo Jesus”, na Praça da Cultura, no Centro. O encontro é voltado ao público cristão e deve reunir igrejas de diferentes denominações da região e de outros estados em um culto ao ar livre.
Ópera Itinerante ‘Cinderela’ tem entrada franca em Caraguatatuba na próxima semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no próximo sábado (11), às 19h, a Ópera Itinerante ‘Cinderela’ de Pauline Viardot (1821 – 1910), com a Orquestra do Theatro São Pedro, da cidade de São Paulo. Sob regência de Fabrícia Medeiros e direção cênica de Julianna Santos, a obra tem entrada
Fundacc promove 9º Festival de Cinema ‘Curta Caraguá’ a partir de quarta-feira
Tem início nesta quarta-feira (29/10) a nona edição do Curta Caraguá – Festival de Cinema de Caraguatatuba, uma celebração da sétima arte, voltada ao incentivo da produção audiovisual, da formação de público e da valorização de talentos da região. A programação é gratuita e segue até o dia 7 de