Pesquisar No Site
Caraguatatuba capacita médicos do Programa Saúde da Família
Caraguatatuba capacita médicos do Programa Saúde da Família

#PraCegoVer: Médicos passam por treinamento técnico e realizam técnicas aprendidas durante o curso em boneco deitado na maca.
Médicos do Programa Saúde da Família (PSF) de Caraguatatuba passaram por capacitação teórica e prática dentro das temáticas BLS – BASIC LIFE SUPORT (Suporte Básico de Vida), RCP – Reanimação Cardio Pulmonar Suporte Avançado de Vida, Síndrome Coronariana Aguda, Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca e AVE-Acidente Vascular Encefálico.
O curso, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, foi ministrado pelo médico Pedro Duccini Trindade, cardiologista da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e diretor e instrutor de Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) pela American Heart Association.
O treinamento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de 22 médicos do PSF. A Secretaria de Saúde informa que o objetivo é que os profissionais médicos estejam atualizados e capacitados para dar o melhor primeiro atendimento ao paciente que chegar na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), até que o Samu o transporte para uma referência adequada.
O coordenador de Urgência e Emergência, André Leandro, afirma que a capacitação dos profissionais da Atenção Básica é fundamental.
“O primeiro atendimento é um dos componentes da Rede de Urgência e Emergência do município. Segundo diretrizes do Ministério da Saúde, é necessário equipar e capacitar essas equipes mais próximas da comunidade para que os profissionais sintam-se seguros, respaldados e assistidos pela gestão. A consequência disso é uma população melhor assistida e melhor acolhida, o que resulta na redução dos atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, afirmou.
Próximos passos
De acordo com a Secretaria de Saúde, todo este trabalho faz parte de um programa de fortalecimento da Atenção Básica para a melhoria no acolhimento aos pacientes que buscam as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Até o final do mês de julho, todas elas terão suas equipes de enfermagem também capacitadas e receberão novos medicamentos protocolados para atendimento de urgência e emergência e equipamentos para o primeiro atendimento.
Veja Também Recentes
Governo municipal de Caraguatatuba antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor para 27 de outubro
O ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi antecipado para o dia 27 de outubro (segunda-feira) nas repartições públicas municipais de Caraguatatuba. A data, instituída pelo presidente Getúlio Vargas em 1.943, é comemorada anualmente no dia 28 de outubro. O atendimento ao público continua na terça-feira (28), às 8h30,
Espaço Hartãt realiza imersão cultural com exposição, queima de cerâmica e exibição de documentário em novembro
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, realiza no dia 21 de novembro (sexta-feira), às 10h, a abertura da exposição ‘Cerâmica: Legado Ancestral’, com obras dos ceramistas Carlo Cury, Do Carmo, Dinah Vieira, Máyy Koffler e Rosana Garnier. A entrada é gratuita. A mostra reúne
Trilha de Capacitação Empreendedora gratuita para público feminino continua com inscrições abertas
Mulheres que queiram participar do projeto “Todas por Elas”, uma trilha de capacitação empreendedora com ferramentas práticas para impulsionar o faturamento nas vendas de fim de ano e alta temporada, podem se inscrever, gratuitamente, pelo link https://forms.office.com/r/VftLzNUHjm?origin=lprLink . As vagas são limitadas. A trilha, exclusivamente para o público feminino, é
Nota Oficial – Vencimento de segurados do CaraguaPrev duplicados
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) informa que nesta sexta-feira (24/10), ao processar o arquivo da folha de pagamento, foi identificado que 45 pensionistas receberam seus vencimentos duplicados. Imediatamente, o instituto acionou o banco credenciado para que fizesse o devido estorno, porém, recebeu a notícia que não
Comunidade religiosa de Caraguatatuba participa de roda de conversa sobre violência contra mulher
Uma roda de conversa sobre violência contra a mulher foi realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Caraguatatuba, na última semana. A ação, que ocorreu na Associação Matinata, entidade ligada à Umbanda, localizada no bairro Cidade Jardim, teve o objetivo de levar o debate sobre a