Pesquisar No Site
Prefeitura inaugura EMEF no Perequê-Mirim para atender 400 alunos
Prefeitura inaugura EMEF no Perequê-Mirim para atender 400 alunos

#PraCegoVer: Fachada da nova EMEF, de cor azul. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O bairro Perequê-Mirim ganha na próxima sexta (20), uma nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que receberá o nome de Profª Jane Urbano Focesi.
A unidade escolar é voltada para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e tem capacidade para atender 400 crianças.
A EMEF começa a funcionar a partir da segunda-feira, dia 24, e acolherá 352 alunos provenientes do 1º, 2º e 5º anos, da EMEF Prof. Euclydes Ferrreira (Perequê-Mirim). No próximo ano, a unidade escolar atenderá alunos do 1º ao 5º ano.
A inauguração, que faz parte das comemorações dos 161º aniversário de Caraguatatuba, será às 14h e toda comunidade está convidada a conhecer o espaço, localizado na Rua São Roque, 450, bairro Perequê-Mirim.
Infraestrutura
A Prefeitura investiu R$ 5,5 milhões na construção do prédio de dois andares na área de 3.850 m². O edifício abriga almoxarifado, auditório, 12 salas de aula, refeitório, cozinha, vestiários, despensa, laboratório de informática, laboratório multiuso, parque infantil, pátio coberto, quadra poliesportiva, refeitório, sala de leitura lavanderia, secretaria, sala de professores, sala de coordenação e almoxarifado.
Homenageada
Jane Urbano Focesi nasceu em Campinas (SP), no dia 28 de janeiro de 1937. Estudou no tradicional colégio Sagrado Coração de Jesus até finalizar o “Curso Normal”, em 1954. Quatro anos depois, casou-se com José Carlos Camargo Focesi com quem teve três filhos – Carlos Francisco, Silvana Maria e Luciana Maria.
Em 1978 mudou-se para Caraguatatuba com a família. Aqui chegando, trabalhou para o IBGE, no Censo, já predestinando sua paixão por Geografia. No mesmo ano conheceu o “Ângelo do Módulo” na sala de espera da Prefeitura Municipal e acabou sendo convidada a dar aulas nesta escola. Surgia assim a professora Jane de Geografia e História, imortalizada pelo seu vasto conhecimento e intensidade no ensinar. Rigorosa, como todo bom educador, conquistou uma vida de respeito profissional.
Lecionava nos três períodos (manhã, tarde e noite) em escolas particulares, municipais e estaduais. Aos finais de semana ainda cuidava de sua doceria, onde fazia todos os doces e salgados para ajudar no sustento da família. Somente em 1992 alcançou a tão desejada oportunidade de completar o terceiro grau, formando-se em Pedagogia na Faculdade Módulo.
Além de lecionar, ainda criou e desenvolveu eventos escolares como as anuais Festas das Nações que contribuíram para o desenvolvimento educacional de todo o Litoral Norte. Também foi a criadora do apadrinhamento dos alunos da APAE, projeto que ainda vigora com sucesso. Faleceu no dia 19 de maio de 2000.

#PraCegoVer: Imagem aérea da nova EMEF no centro da foto. (Foto: Cláudio Gomes/PMC )
Veja Também Recentes
1º Festival Literário de Caraguatatuba promove extensa programação cultural no Teatro Mario Covas neste sábado
Está chegando o primeiro Festival Literário de Caraguatatuba! Neste sábado (18/10), o Teatro Mario Covas recebe a partir das 10h, uma programação cheia de atrações gratuitas para o público de todas as idades, numa iniciativa da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio da Comissão Municipal Setorial de
Secretaria de Administração convoca 33 bolsistas do PEAD para manutenção dos bairros de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba convocou mais 33 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para comparecer nesta quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no
Rua de acesso ao Morro Santo Antônio em Caraguatatuba recebe iluminação
Agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos executaram a poda de 68 árvores e a supressão de oito para a instalação de iluminação na Rua Benedito Marcos de Souza, no Sumaré, em Caraguatatuba. A via dá acesso ao Morro de Santo Antônio. Até a
Caraguatatuba inicia projeto de educação em saúde bucal para pessoas com deficiência
Voltado à promoção de práticas adequadas de higiene oral entre usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, a Secretaria de Saúde deu início ao projeto “Educação em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência”. O intuito é realizar palestras educativas destinadas a pais, cuidadores, professores e
Voleibol feminino sub-17 de Caraguatatuba conquista título invicto na Copa Amizade
O time de voleibol feminino sub-17 de Caraguatatuba conquistou no último domingo (28) o título da Copa Amizade, em Caçapava (SP), de forma invicta. A campanha começou com vitórias sobre Guaratinguetá, Caçapava, Pró-Esporte (São José dos Campos) e Ubatuba na primeira fase. Nas semifinais, vitória sobre o Resende (RJ). Na