Pesquisar No Site
Palestra em Caraguatatuba promoveu o encontro de pais e responsáveis por crianças autistas

Palestra em Caraguatatuba promoveu o encontro de pais e responsáveis por crianças autistas

#PraCegoVer: Criança de cerca de 4 anos brinca com blocos coloridos de madeira
O tema “Autismo e Família: Orientação, Informação e Cuidados” envolveu os pais e responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em palestra ministrada pela psicóloga e neuropsicóloga Edivirgem Cristina da Silva, na noite de sexta-feira (06/04), na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com a empresa Planneta, como parte da programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo.
Para Ricardo Ribeiro, secretário de Educação do município, o evento é resultado do compromisso com a rede de ensino, buscando atender cada vez melhor o aluno com TEA e a sua família. “Investimos na capacitação dos professores durante o ano todo. No que diz respeito aos pais, é importante a promoção de encontros como o de hoje, por meio do qual um assunto tão delicado pôde ser tratado de maneira positiva”, diz Ribeiro.
Na palestra voltada para as questões familiares, os participantes ainda puderam esclarecer dúvidas e trocar experiências com outros pais. Especialista no assunto, Edivirgem Cristina revela que ainda hoje as pessoas acreditam que autistas são aquelas crianças que só balançam, não pensam e não falam. “Não é nada disso. Quem possui Transtorno do Espectro Autista pode conversar, estudar e inclusive trabalhar, a depender do grau de comprometimento do cérebro”, explica.
Tatiane Ferreira (33 anos), mãe de gêmeos diagnosticados com TEA, conta que a palestra foi, na verdade, um encontro colaborativo. “Gostei muito da troca de informações, das dicas e orientações que recebi. Saio ainda mais consciente sobre a importância de sermos mais participativos com relação aos nossos filhos. O resultado que esperamos também depende muito da nossa dedicação”, conclui.
O evento fez parte da Semana de Conscientização sobre o Autismo, realizada por meio das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), de Educação, Esportes e Saúde, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, CIAPI – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, Acalento – Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano e APAE – Associação Pais e Amigos dos Excepcionais.
Essa iniciativa também contou com o apoio do programa Família Participativa, que tem o objetivo de aproximar a família da escola e auxiliar nos avanços da educação em Caraguatatuba.
Veja Também Recentes

Secretaria de Saúde realiza café da manhã em homenagem ao Dia do Assistente Social
Em alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado na última quinta-feira, 15 de maio, a Secretaria de Saúde promoveu um café da manhã voltado às profissionais da área. A ação foi promovida pela Diretoria de Assistência à Saúde. O encontro, realizado nas dependências da Secretaria de Saúde, teve o objetivo

Treinamentos do APELL reforçam preparo da comunidade do Pontal Santa Marina e Jardim Britânia com apoio da Defesa Civil de Caraguatatuba
A Defesa Civil de Caraguatatuba participou, nos dias 14 e 21 de maio, de dois treinamentos promovidos pelo Programa APELL (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais), voltados à prevenção de acidentes e procedimentos em situações de emergência. As atividades ocorreram na sede social da Associação Comercial e Empresarial

Preservação da área verde em Caraguatatuba é tema do Programa de Educação Ambiental da Unidade de Gás
Caraguatatuba recebe uma série de encontros abertos à comunidade em diferentes bairros a partir da próxima semana. Trata-se do Programa de Educação Ambiental da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), uma iniciativa da Petrobras que atende a condicionantes ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos

Neste sábado tem Projeto Hip Hop na Praça do Travessão
Neste sábado (31/5), às 19h, será realizada a segunda edição do projeto “Hip Hop nas Praças”, o encontro de cultura urbana de Caraguatatuba. Desta vez o evento é na Praça Jorge de Castro, na Avenida José da Costa Pinheiro Júnior, no bairro Travessão, em frente ao Polo Cultural. O evento

Atletas de Caraguatatuba conquistam oito medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu em Barueri
Oito atletas de Jiu-Jítsu de Caraguatatuba participaram, no último sábado (24) da segunda etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu da Federação Paulista (FPJJ), realizada em Barueri. A equipe retornou com um excelente desempenho e conquistou oito medalhas, cinco de ouro, uma de prata e duas de bronze. Todos os atletas