Pesquisar No Site
Prefeitura reativa o Comitê de Vigilância à Violência em Caraguatatuba

Prefeitura reativa o Comitê de Vigilância à Violência em Caraguatatuba

Fotos: Luís Gava/PMC
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou ontem (05/10) o decreto que reativa oficialmente o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv), órgão que presta apoio às vítimas de violência.
A cerimônia de assinatura, realizada na sede da Secretaria de Educação, contou com a presença de secretários, presidentes dos Conselhos Municipais do Idoso, da Saúde e da Condição Feminina, da vereadora Vilma Teixeira e da presidente do Comviv, Lídia Ferreira.
Durante o evento, a presidente do Conselho da Condição Feminina, Graziele Chacon Borla, falou sobre a importância de um atendimento qualificado à mulher vítima de violência. “Quando mal atendida, a mulher se sente humilhada e não voltam a pedir ajuda”.

Fotos: Luís Gava/PMC
Ao relatar o caso de uma adolescente que tentou suicídio depois de ter sido estuprada, a conselheira do Conselho Municipal de Saúde, Cilmara Oliveira dos Santos contou que hoje a menor passa por tratamento psiquiátrico. “Com a reativação do Comviv, jovens como essa podem receber atenção especial. Mas para que o Comitê atue como uma rede de atenção, precisa do apoio de todos”.
Criado em 2012 em Caraguatatuba, o Comviv atuou regularmente até 2014, quando foi desativado.
A presidente do Comitê, Lídia Ferreira Aguiar, destacou que a oportunidade de reativar a entidade surgiu agora com a gestão de Aguilar Junior. “Não podemos fechar os olhos aos altos índices de violência e o prefeito está conosco, somando forças por essa causa”.
Para o secretário de Saúde, Amauri Toledo, “assinar o decreto é uma grande satisfação, pois o Comviv é uma das mais importantes diretrizes do governo humanizado de Aguilar Junior. Estamos reiniciando um trabalho de combate à violência”.

Fotos: Luís Gava/PMC
O secretário contou que a Secretaria de Saúde está envolvida no programa e desde o dia 3 de outubro, os médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vêm passando por treinamento para fazer o acolhimento adequado às vítimas de violência. “Já temos um cronograma para que todas as Unidades de Saúde recebam esse preparo. Não podemos permitir tanta dor. Queremos o melhor para a população”.
O prefeito Aguilar Junior acredita que a formação de uma força-tarefa entre as pessoas envolvidas podem não só ajudar as vítimas de violência como também diminuir os índices de violência na cidade. “Queremos entender o por quê desses altos índices e trabalhar para melhorar essa situação. Acredito que a reativação do Comviv é um grande passo para isso e o Comitê pode contar com nosso apoio”.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação