Pesquisar No Site
Trânsito Legal entrega certificado aos alunos da EMEF Bernardo Lousada, no Rio do Ouro

Trânsito Legal entrega certificado aos alunos da EMEF Bernardo Lousada, no Rio do Ouro

Fotos: Márcia de Paula/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou hoje (29/09) o Programa Trânsito Legal na EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Lousada, bairro Rio do Ouro, região central da cidade.
Em uma cerimônia aberta, agentes da Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil entregaram um certificado de participação a 27 alunos do 4º ano. Eles também receberam camisetas, bonés e um bloquinho de multas, com o logotipo da campanha.
O Programa Trânsito Legal é desenvolvido durante todo o ano em todas as escolas da rede pública. Alunos dos 4º anos recebem aulas teóricas e práticas, ministradas pelos agentes de trânsito Luciane Aparecida dos Santos e Rubem Delgado Barbosa Júnior.
Nas aulas teóricas, os alunos aprendem sobre a importância de usar equipamento de segurança para carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes, entre outros assuntos.
Nas aulas práticas, os estudantes vão para a rua e orientam os motoristas, motociclistas e pedestres. Em alguns casos, aplicam multas fictícias ou advertem os condutores sobre procedimentos incorretos como dirigir sem cinto de segurança ou falando ao celular, atravessar fora da faixa, por exemplo.

Fotos: Márcia de Paula/PMC
As crianças
Ana Clara Oliveira dos Santos, 10 anos, foi uma das crianças que receberam o certificado. Ela conta que aprendeu muita coisa com o curso. “Andar em segurança na rua ou de bicicleta e dirigir em segurança são lições para a vida toda”, diz ela.
A importância do uso do cinto de segurança e os perigos do cerol também foram assuntos que ficaram gravados na memória dos alunos. “O uso do cinto salva vidas e o uso do cerol pode até matar”, lembra Everton Ambrósio dos Santos, 10 anos.
Para Gabrielly Vitória da Silva, 10 anos, o que chamou atenção foram os agentes de trânsito, que ensinam de uma forma divertida. “Eles são da hora!”.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo
A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova tem largada na Praça de Eventos, no centro, com a presença de atletas amadores e experientes de diversas regiões do país para desafiar seus

20º Festival da Tainha recebe cerca de 20 mil pessoas e comercializa mais de quatro toneladas do pescado
Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a 20ª edição do Festival da Tainha, realizado entre os dias 9 e 13 de julho na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba. O evento, que celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara, foi promovido pelo governo municipal, por meio da

Guarda Civil de Caraguatatuba detém homem por ameaça a Agente de Trânsito na Rodoviária
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu em flagrante, na tarde da última segunda-feira (21), um homem acusado de ameaçar uma agente de trânsito durante fiscalização na região da rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe realizava patrulhamento preventivo pela área central

Pontos MIS e Fundacc promovem oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem” na próxima segunda-feira
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima segunda-feira (14/7), às 17h30, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem”. A atividade é gratuita e a

Caraguatatuba recebe 4ª edição do XTERRA com desafios esportivos em agosto
Entre os dias 15 e 17 de agosto, Caraguatatuba volta a receber a etapa do XTERRA, considerado o maior circuito off-road do mundo. Na 4ª edição consecutiva na cidade, o evento deve reunir atletas profissionais e amadores em provas de corrida em trilha (5 km, 10 km e 21 km),