Pesquisar No Site

Irmãos de Caraguá faturam 7 prêmios na 20ª Corrida de Canoa Caiçara

Publicado em: 18/07/2017
Corrida de Canora Caiçara (47)
Irmãos de Caraguá faturam 7 prêmios na 20ª Corrida de Canoa Caiçara

Os irmãos Fernandes Soares foram os maiores ganhadores da 20ª edição da Corrida de Canoa Caiçara realizada no domingo (16), na Praia do Centro. Juntos, Edmar (Zinho), Evilmar (Vilmar), Évina e Edvaldo (Duda), levam sete troféus da competição que teve 25 inscritos em quatro categorias. O evento foi organizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e fez parte do encerramento do 20º Festival do Camarão.

Irmãos de Caraguá faturam 7 prêmios na 20ª Corrida de Canoa Caiçara (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Irmãos de Caraguá faturam 7 prêmios na 20ª Corrida de Canoa Caiçara (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

A maior premiação foi para Zinho que faturou na prova individual, garantiu os 3º lugares na Mista e na Juvenil Mista. Seus irmãos Vilmar e Évina conquistaram o pódio na Mista, enquanto Duda ficou em 2º na mesma categoria, ou seja, foi uma disputa familiar, embora tivessem seis competidores.

A dupla Vilmar e Évina fez o melhor tempo de toda a competição. Experiente, eles surfaram uma onda com a canoagem e completaram a distância de um quilômetro de ida e volta com o tempo de 2’58’’.

A média, em duas baterias, foi de 4’18’’, com o maior tempo feito pela dupla João Pedro e Ellen em 8’55’’ que teve dificuldade para controlar a canoa por conta das ondas e ventos.

Segundo Zinho, a participação da família nas competições de canoagem é uma tradição, uma vez que parte dela faz parte da equipe que representa Caraguatatuba em eventos esportivos.

Ele, Duca e Deco, o Edner, que não pode participar no domingo, compõem a equipe de canoagem oceânica e agora Zinho e Deco também partiram para as competições de Stand UP Padlle (SUP) pelo município.

Para Zinho, esse tipo de evento, como a Corrida de Canoa Caiçara, é uma forma de estimular que a tradição não acabe e que novos caiçarinhas  continuam com o esporte e ao mesmo tempo com  a história das famílias caiçaras. “Eu mesmo comecei com 14 anos, estou com 47 e dou aula pelo Esporte para que a tradição perdure não só no esporte como na parte cultural da confecção das canoas”.

Irmãos de Caraguá faturam 7 prêmios na 20ª Corrida de Canoa Caiçara

Irmãos de Caraguá faturam 7 prêmios na 20ª Corrida de Canoa Caiçara (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, é uma entusiasta da cultura caiçara e destacou que essas atividades despertam o interesse das novas gerações. “Resgatamos cada vez mais o folclore e a cultura caiçara para que eles sejam respeitados por todos”.

Todos os ganhadores receberam como troféu uma pequena canoa caiçara confeccionada pelo artesão e pescador Miguel Andrade que durante o Festival do Camarão ensinou aos presentes como se uma embarcação de verdade.

Já para encerrar o evento, a Chef de Cozinha Michely Andrade aproveitou o tema da festa e fez cerca de 80 quilos de Risoto de Camarão para abastecer os competidores.

Confira os vencedores por categoria

 

Individual

1º lugar – Edmar Fernandes Soares – Zinho

2º lugar – José Antonio da Silva – Toninho

3º lugar – Bruno Duarte

 

Mista

1º lugar – Evilmar Fernandes Soares (Vilmar) / Evina Fernandes

2º lugar – Edvaldo Fernandes Soares (Duda) / Lucilene

3º lugar – Edmar Fernandes Soares (Zinho) / Elaine

 

Juvenil Mista

1º lugar – Evilmar Fernandes Soares (Vilmar) / Luiz Eduardo Soares

2º lugar – Eduardo Salinas / Matheus Schmidt

3º lugar – Edmar Fernandes Soares – Zinho / Gustavo R.de Fontes

 

Dupla Masculina

1º lugar – José Antonio da Silva – Toninho / João Pedro da Silva

2º lugar – Manoel Benedito de Carvalho / Eduardo Salinas

3º lugar – Clodoaldo Paes  / Bruno Duarte

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual

Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/04/2025
Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade

A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 01/04/2025
Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial

Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2025
Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba

As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 15/04/2025
Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília

Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025