Pesquisar No Site
Semana do Bebê e do Brincar começa na próxima semana em Caraguatatuba

Semana do Bebê e do Brincar começa na próxima semana em Caraguatatuba
Muitas brincadeiras, valorização dos vínculos familiares e debates sobre assuntos atuais estão na programação da Semana do Bebê e do Brincar. O evento será realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, entre os dias 15 e 19 deste mês, nas Unidades Escolares, Unidades Básicas de Saúde (UBS), CRAS, quadra do Massaguaçu, Ciase do Travessão e no campo de futebol do bairro Rio do Ouro.

Semana do Bebê e do Brincar começa na próxima semana em Caraguatatuba (Fotos: Cristiane Demarchi/PMC)
Este ano haverá apresentações musicais e teatrais, contação de histórias, vivências sobre shantala (massagem para bebês), ofurô (banho de imersão com ervas) e dança criativa, palestras sobre cuidados com o corpo e higiene, importância da amamentação, alimentação saudável, fases do desenvolvimento do bebê, entre outras atividades.
De acordo com uma das organizadoras do evento, a professora Débora Fontes, a valorização da Primeira Infância pela sociedade, como uma etapa primordial do desenvolvimento dos aspectos cognitivo, emocional, físico e social, serve de alicerce para outras etapas da vida, despertando na criança o bem estar, a segurança, além de também prevenir situações de risco e exposição a qualquer tipo de abuso ou exploração.
A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Esporte e conta com a colaboração da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Secretaria de Comunicação e Pastoral da Criança que, com ações articuladas, mobilizam sociedade em geral sobre a importância em direcionar o olhar pontual para Primeira Infância.
PROJETO

Semana do Bebê e do Brincar começa na próxima semana em Caraguatatuba (Fotos: Cristiane Demarchi/PMC)
A Semana do Bebê teve início há 14 anos no município de Canela (RS). Em 2010, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a experiência foi sistematizada e apresentada em vários municípios. E tem o objetivo de chamar a atenção para o direito das crianças (0 a 6 anos), à qualidade de vida e ao desenvolvimento, na agenda dos municípios brasileiros.
Já a Semana do Brincar foi criada, em 2009, pela Organização Não Governamental Aliança pela Infância com o objetivo de lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo das crianças de se desenvolverem por meio de vivências e experiências durante as interações com as pessoas e com o meio.
Clique aqui e acompanhe a programação
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Caraguatatuba recebe neste fim de semana (25 e 26 de abril), a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo feminino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Os Jogos Abertos da Juventude são promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da