Pesquisar No Site
Jovens nascidos em 1999 devem se apresentar a Junta Militar

Jovens nascidos em 1999 devem se apresentar a Junta Militar
O alistamento militar em Caraguatatuba teve início dia 05 de janeiro e continua até dia 30 de junho. Até a data, todo jovem nascido no ano de 1999 deve se apresentar à Junta Militar de seu município, independente de estar com 18 anos completos ou não.

Jovens nascidos em 1999 devem se apresentar a Junta Militar (Fotos: Luís Gava/PMC)
De acordo com Osman de Souza Leite Neto, auxiliar do secretário da Junta Militar de Caraguatatuba, o alistamento deste ano está bem fraco em relação ao ano passado.
“Em 2016, mais de 800 jovens se alistaram e até o presente momento, faltando pouco mais de um mês para encerrarmos as inscrições, apenas 469 se alistaram, praticamente 50% a menos”.
Osman ainda frisou que muitos jovens pensam que devem se apresentar ao serviço militar apenas com 18 anos completos.
“O alistamento é por ano de nascimento e não por idade e neste ano estamos alistando os nascidos em 1999. Óbvio que os nascidos no 1º semestre de 1999 já estão com 18 anos e os nascidos no segundo semestre de 1999 estão por completar, porém devem se alistar com 17 anos mesmo”, explica.
Documentos necessários:
Os documentos necessários para os nascidos em 1999 se alistarem perante a Junta Militar de seus respectivos municípios são: uma foto 3×4 recente, Certidão de Nascimento Original ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), CPF e comprovante de residência.
Após o alistamento, será anotado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM), a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.
Forças Armadas do Brasil informa:
O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas.
Serviço: A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, nº 520, no Sumaré. Mais informações pelo telefone (12) 3882-6006.
Veja Também Recentes

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às