Pesquisar No Site
Desafios de Matemática mobilizam alunos de Caraguatatuba

Desafios de Matemática mobilizam alunos de Caraguatatuba
A Matemática Caraguá, a 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), e a Matemática Vanguarda são eventos consolidados no calendário anual e já movimentam as escolas municipais.
Na última semana, as unidades escolares realizaram seletivas para definir os alunos que participarão da Matemática Caraguá, no dia 23 de maio, às 15h, no Teatro Mario Covas. As unidades escolares têm até o próximo dia 19 para efetivar a inscrição dos concorrentes, na Secretaria de Educação.

Desafios de Matemática mobilizam alunos de Caraguatatuba (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
O vencedor da Matemática Caraguá fica automaticamente classificado para a seletiva da Matemática Vanguarda, dia 15 de setembro, no Teatro Mario Covas.
Outra competição importante para os alunos de Caraguatatuba é a 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A rede municipal participa com 11 escolas de Fundamental II (6º à 9º anos) num total de 4.433 alunos inscritos. Durante o mês de abril, as escolas participantes receberam palestra com representante regional da competição.
A primeira fase da Obmep será realizada no dia 6 de junho. Este ano, pela primeira vez, escolas particulares poderão se inscrever, além dos alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio.
A segunda fase será no dia 16 setembro. Os vencedores garantem bolsas de estudos para cursos livres, graduação, pós-graduação e mestrado.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é a maior competição estudantil do mundo, segundo os organizadores. No ano passado, 17,8 milhões de estudantes de 99,6% dos municípios brasileiros participaram do evento.
Criada, em 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Veja Também Recentes

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela