Pesquisar No Site
Cursinho Popular amplia em 130% número de vagas oferecidas

Cursinho Popular amplia em 130% número de vagas oferecidas
Teve início nessa segunda-feira (8) as aulas do Cursinho Popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A aula inaugural foi na Escola Estadual Colônia dos Pescadores, no Indaiá.
A parceria entre o IFSP (Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba), Secretaria de Educação e a Escola Estadual Colônia dos Pescadores possibilitou o aumento do número de vagas em mais de 130%. Ano passado foram oferecidas 30 vagas e 2017 são 70 vagas.

Cursinho Popular amplia em 130% número de vagas oferecidas (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)
O cursinho é gratuito e direcionado a jovens e adultos de baixa renda provenientes de instituições públicas, respeitada a reserva de vagas para alunos afrodescendentes, conforme a Lei 12.711/2012.
A diretora do IFSP, Tânia Cristina Lemes Soares Pontes, deu boas-vindas aos estudantes e ressaltou que ao garantirem a vaga, cada um terá a oportunidade de ingressar em um curso superior, desde que sejam dedicados e responsáveis.
O secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, também destacou que mesmo as pessoas que estudam e trabalham, devem se empenhar no planejamento e foco para alcançarem uma vaga na faculdade.
O operador de cartão, Lincoln Cruz, 19 anos, vai enfrentar o cursinho pela primeira vez, assim como a estudante, Rhaíssa Moreira, 16 anos, e o fiscal de obras, Alexandro Gonçalves, 40 anos. Cada qual quer seguir áreas distintas: Psicologia, Designer de Modas e Engenharia, respectivamente. Todos afirmaram estar empolgados e determinados a alcançar o mesmo objetivo: passar no vestibular e ter, no futuro, uma carreira.
O corpo docente do Cursinho Popular é provido pelo Instituto Federal e as aulas vão até o dia 1º de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h35, na Escola Estadual Colônia dos Pescadores, no Indaiá.
Serão oferecidas as disciplinas que compõem o currículo da Base Nacional Comum, bem como atividades diversificadas, cujo objetivo é oferecer questões envolvendo ética, política, diversidade, meio ambiente, cultura e artes. Todas são trabalhadas em formato de oficinas, ciclo de debates, discussão de filmes e documentários.
Veja Também Recentes

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal