Pesquisar No Site

Caraguatatuba participa da 1ª Semana Nacional de Arquivos entre 5 e 9 de junho

DSC_3766
Caraguatatuba participa da 1ª Semana Nacional de Arquivos entre 5 e 9 de junho

A Secretaria de Administração, com apoio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), promove uma série de atividades alusivas à 1ª Semana Nacional de Arquivos, entre os dias 5 e 9 de junho, no Arquivo “Arino Sant’Ana de Barros”.

Educadores, pesquisadores, alunos da rede pública e particular de ensino, universitários e interessados no tema podem participar do encontro “Arquivos – árvores que dão frutos: documentário ‘Menino 23’ & pesquisa”.

O objetivo é incentivar o diálogo sobre o acesso à informação e a pesquisa nos Arquivos “Arino Sant’Ana de Barros” e  “José Lúcio de Alcântara”, entre outros, além de discutir temas relacionados ao trabalho infantil, trabalho escravo, eugenia, ditadura e nazismo.

A programação diária começa às 9h, com a exibição do documentário “Menino 23”. Baseado na pesquisa do historiador Sydney Aguilar Filho, o filme mostra que empresários ligados ao pensamento eugenista (integralistas e nazistas) removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para Campina do Monte Alegre/SP para dez anos de escravidão e isolamento na Fazenda Santa Albertina de Osvaldo Rocha Miranda. Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembra a terrível experiência que escravizou os meninos ao ponto de privá-los do uso de seus nomes, transformando-o no “23”.

Às 10h20, a historiadora Denise Lemes coordena uma rodada de diálogo sobre o filme Menino 23. Também haverá uma breve explanação da tese de pós-doutoramento do professor: “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”. Em seguida, às 11h, haverá uma visita ao setor de guarda permanente de documentos do arquivo.

No período da tarde, as atividades recomeçam às 14h, com a exibição do documentário Menino 23. Às 15h20, a historiadora Denise Lemes debate com os participantes os assuntos abordados no filme e a explanação sobre a tese de pós-doutoramento do professor Sydney Aguilar Filho: “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”.   Na sequência, às 16h, o público fará uma visita ao setor de guarda permanente de documentos do Arquivo Arino Sant’Ana de Barros.

A 1ª Semana Nacional de Arquivos é promovida pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa do Governo Federal.  A iniciativa está prevista no Plano Setorial de Arquivos (2016-2026), aprovado em 2016 pelo Conselho Nacional de Política Cultural. O Dia Internacional dos Arquivos é comemorado em 9 de junho.

Mais informações e agendamentos pelo telefone (12) 3897-5662. O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros fica na Rua Santa Cruz, 396, 1º andar – Centro.

Programação da 1ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba/ “Arquivos – árvores que dão furtos: documentário ‘Menino 23’ & pesquisa”

 

De 5 a 9 de junho

Manhã

9h – Exibição do Documentário: Menino 23

10h20 – Diálogos sobre o documentário “Menino 23”, baseado na tese de doutorado do professor e historiador, Sidney Aguilar Filho/ Breve explanação sobre o novo trabalho pesquisador – “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”.

11h – Visita ao setor de guarda permanente de documentos do Arquivo Arino Sant’Ana de Barros

 

Tarde

14h – Exibição do Documentário: Menino 23

15h20 – Diálogos sobre o documentário “Menino 23”, baseado na tese de doutorado do professor e historiador, Sidney Aguilar Filho/ Breve explanação sobre o novo trabalho pesquisador – “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”.

16h – Visita ao setor de guarda permanente do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”.

Endereço: Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros – Rua Santa Cruz, 396, 1º andar – Centro

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024