Pesquisar No Site

Fundacc confirma para julho 20ª edição do Festival do Camarão

Publicado em: 13/04/2017
reuniao Festival do Camarão
Fundacc confirma para julho 20ª edição do Festival do Camarão

A 20ª edição do Festival do Camarão será realizada entre os dias 12 e 16 de julho de 2017, na Praça da Cultura. A data foi confirmada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba durante a apresentação do regulamento para a concessão das barracas junto aos pescadores. A novidade, este ano, é que cada participante poderá apresentar um prato diferente.

O evento é realizado em parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Esta festa visa a valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo. Tem, ainda, o propósito, de ser fonte de geração de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.

Neste ano, serão disponibilizadas pela Fundacc 18 barracas, das quais duas serão para comercialização de doces caseiros e tradicionais da região e 16 barracas para comercialização de alimentos/refeições preparados, obrigatoriamente, à base de camarão e mandioca. Deste total, 15 serão destinadas exclusivamente a membros da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e uma a membros da Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba.

Em caso de vagas remanescentes os pescadores de peixe podem participar da seleção, tendo como critério de desempate a sua participação como concessionário no Festival do Camarão 2016.

Toda a documentação dos candidatos, que constam no regulamento (ver aqui ou no site www.fundacc.sp.gov.br), deve ser entregue para análise no período de 8 a 12 de maio de 2017, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, situada na Avenida Rio de Janeiro, 171, no Jardim Primavera, no horário de atendimento das 9 às 16h.

A lista dos contemplados para concessão das barracas será divulgada no site da Fundacc: www.fundacc.sp.gov.br e fixada nos murais das sedes da fundação e da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro até o dia 17 de maio de 2017.

É importante destacar que entre as obrigações dos contemplados estão a participação nas reuniões preparatórias (organização, manipulação de alimentos, degustação, questões sanitárias, entre outras) e na procissão marítima e cerimônia “Barcos ao Mar”, no dia 28 de maio de 2017, às 10h, no Entreposto de Pesca da Praia do Camaroeiro, com embarcações obrigatoriamente decoradas.

De acordo com a organização do evento, os pratos liberados para comercialização são porção de camarão pequeno, porção de camarão grande, espetos de camarões grandes e pequenos, porção de mandioca, porção de peixe frito, dois salgados à base de camarão, previamente determinados e aprovados.

A novidade, nesta edição, é que os participantes poderão apresentar dois pratos, sendo que um dele pode ser de livre receita. Esse pedido foi feito à presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, durante a apresentação do regulamento. “Acho que é um pedido interessante porque cada um poderá mostrar os seus dons culinários e quem vai escolher onde comer é o consumidor. Por isso, caprichem”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe de Futebol Feminino de Caraguá conquista vice-campeonato na Copa Sartori de Fut 7
Equipe de Futebol Feminino de Caraguá conquista vice-campeonato na Copa Sartori de Fut 7

A equipe de Futebol Feminino de Caraguá, conquistou o vice-campeonato da Copa Sartori de Fut 7 Feminino – Categoria Adulto, no último domingo (16), na Arena São Paulino, em Taubaté. A competição reuniu oito equipes na disputa pelo título. Representando o município, a equipe de Futebol Feminino de Carguá contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/08/2026
Caraguatatuba promove VIII Fórum de Apoio à Amamentação em comemoração ao Agosto Dourado
Caraguatatuba promove VIII Fórum de Apoio à Amamentação em comemoração ao Agosto Dourado

Em apoio à campanha Agosto Dourado e à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Prefeitura de Caraguatatuba e a Universidade de Taubaté (Unitau) realizam, no dia 19 de agosto, o VIII Fórum de Apoio à Amamentação das 13h às 17h, no Auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – campus Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 06/08/2026
Prefeitura publica 40ª convocação de bolsistas do PEAD para reforço na zeladoria de Caraguatatuba
Prefeitura publica 40ª convocação de bolsistas do PEAD para reforço na zeladoria de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 11 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até quarta-feira (12/8), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 10/08/2026
2ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na quinta-feira (20/8)
2ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na quinta-feira (20/8)

A 2ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima quinta-feira (20/8). As outras datas de vencimento dos tributos são 21 de setembro, 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 13/08/2026
Guarda Municipal realiza palestra educativa sobre bullying para alunos do ensino fundamental em Caraguatatuba
Guarda Municipal realiza palestra educativa sobre bullying para alunos do ensino fundamental em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, realizou na manhã desta terça-feira (18), uma palestra educativa e interativa para alunos da 2ª série do ensino fundamental, no Centro Integrado de Ações Socioeducativas (CIASE) Governador Adhemar Pereira de Barros, no bairro Travessão. A atividade teve como foco a conscientização e a

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Sem categoria Publicado em 20/08/2026