Pesquisar No Site

Caraguatatuba inicia campanha contra sarampo na segunda-feira e reforça vacina contra meningite

Publicado em: 17/07/2020
Caraguatatuba inicia campanha contra sarampo na segunda-feira e reforça vacina contra meningite
Caraguatatuba inicia campanha contra sarampo na segunda-feira e reforça vacina contra meningite

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba (Sesau) inicia a partir da próxima segunda-feira (20) mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

#PraCegoVer: Enfermeira aplica dose da vacina de sarampo adolescente (Foto: Divulgação/PMC)

Desta vez, a campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como público-alvo a população de 30 a 49 anos. A intenção é reforçar a imunização dessa faixa etária, mesmo que a pessoa já tenha tomado uma dose vacina.

Além disso, o objetivo é imunizar crianças e jovens, de seis meses a 29 anos que estão com a carteirinha de vacina desatualizada. Segundo a Vigilância Epidemiológica, “qualquer pessoa com idade entre seis meses a 59 anos pode aproveitar para atualizar a carteira de vacina durante o período de campanha”.

Até o momento, o município registrou apenas um caso da doença, em uma criança de 10 anos. Em 2019 foram registrados 11 casos positivos da doença em Caraguatatuba. Nenhum deles veio a óbito.

A equipe da Vigilância alertou que as pessoas devem comparecer às unidades de saúde para se vacinar, mesmo com a circulação do novo coronavírus (Covid-19). “A pessoa deve respeitar as recomendações de distanciamento social e fazer o uso de máscara de proteção quando for receber a vacina”.

Sintomas do sarampo

A Vigilância alertou que o sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.

Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.

Vacinação de rotina: meningite

A Sesau iniciou nesta semana uma ação para reforçar a importância da vacinação contra meningite em adolescentes de 11 e 12 anos, a maneira mais eficaz de prevenir a doença.

Pais e responsáveis por esses adolescentes que procurarem a UBS irão garantir a imunização da doença com a vacina ACWY, um imunizante articulado que protege contra quatro tipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y. “Mesmo que tenha tomado a vacina contra o tipo C, o adolescente precisa receber a imunização para garantir a proteção dos outros três tipos de meningite”, ressaltou a coordenadora de vacinas e enfermeira da Vigilância, Danielle Rodrigues.

A meningite provoca inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus ou por bactéria (a mais grave). Por isso, crianças, jovens e adolescentes precisam se vacinar.

Onde encontrar as vacinas?

A vacina contra sarampo e a vacina ACWY (meningite) podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as do Tinga (região central), Massaguaçu e Tabatinga (região norte), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Quem é atendido pelas UBSs Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário. A UBS do bairro Tinga passa por reforma de melhorias do local. Por isso, a vacinação será realizada na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto.

Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.

Confira o endereço das escolas municipais:

EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.

EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais

A praia do Massaguaçu recebeu no último final de semana, cerca de 100 competidores da 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista, organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. Além de promover o esporte, o evento também foi solidário. Foram arrecadados 50 kg

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável Publicado em 23/04/2024
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (26) reparos na rede de águas pluviais que corta a Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na região entre os bairros Indaiá e Aruan. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que fará a troca da tubulação

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 26/03/2024
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz

A abertura será no dia 19 de abril, às 19h Em homenagem ao aniversário de Caraguatatuba, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a mostra da artista plástica Sara Goldman Belz, no saguão do Teatro Mario Covas. A abertura será no dia 19 de abril, sexta-feira, às 19h. Às 20h, acontece

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/04/2024