Pesquisar No Site

Tempo seco e imprudência são riscos para aumento da incidência de queimadas

Publicado em: 23/06/2020
Tempo seco e imprudência são riscos para aumento da incidência de queimadas
Tempo seco e imprudência são riscos para aumento da incidência de queimadas

Nesta época do ano, quando o tempo tende a estar mais seco, há um risco natural do aumento no número de queimadas, em especial na mata. Quando a ação do homem entra em cena, a situação fica mais complicada ainda.

A região é cerca pela Mata Atlântica, muito verde, por isso, a orientação do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba é para evitar a colocação de fogo no mato porque, além de ser crime ambiental, pode levar prejuízo para as pessoas porque ele pode atingir residências.

#Pracegover: Criança com roupa de hospital usa aparelho para fazer inalação (Foto: Divulgação)

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, capitão Newton Krüger, quem mora em áreas isoladas precisam tomar cuidados, mesmo na hora de proteger sua residência.

A orientação é evitar a limpeza do terreno nesta época de seca com a utilização do fogo, pois ele se propaga de forma descontrolada, por meio até de uma simples fagulha, causando grandes perdas.

Aos que gostam de acampar ou fazer trilhas, a recomendação é de muito cautela , tomando cuidado com pontos de calor como eventuais fogueiras, para que não fiquem qualquer tipo de brasa que possa se transformar em fogueira. “Nenhum material pode ser descartado na mata por se tratar de crime ambiental e risco de incêndio”, alerta Krüger.

Em Caraguatatuba, sempre que necessário, a equipe da Defesa Civil, da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ajuda o Corpo de Bombeiros no combate a queimadas.

Em situação de emergência, a comunidade deve acionar os Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199. A pessoa nunca deve tentar cruzar uma área de mata com fogo porque devido a ventos fortes as chamas podem se propagar muito rápido e fazer dela uma vítima.

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, faz um alerta sobre a proibição de queimadas em todo perímetro urbano do município.

A Secretaria do Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca de Caraguatatuba atenta para a lei 1630 de 2007 que proíbe queimadas de pneus, lixo, vegetação rasteira, restos de podas e demais detritos, dentro do perímetro urbano da cidade.

A determinação tem como objetivo preservar o meio ambiente, além de proteger a população, promovendo segurança e qualidade humana, animal e vegetal.

A desobediência pode acarretar em multa no valor de 200 VRMs, o que representa R$ 714. Em caso de reincidência a multa dobra de valor.

Quem observar algum tipo de queimada nestas condições pode denunciar anonimamente na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3897-2530.

Risco à saúde

Em tempos do novo coronavírus (Covid-19), incêndios em matas são um risco muito maior para as pessoas que têm problemas respiratórios. Além dos transtornos provocados por doenças como rinite, asma, bronquite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, a gravidade aumenta com a falta de equipamentos como respiradores e vagas e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quando a crise é muito grave.

No geral, a saúde é afetada porque a fumaça contém diversos elementos tóxicos. Essas partículas, ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial (a pele que reveste os órgãos internos), atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea.

A fumaça de queimadas florestais também pode provocar dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba

Praia das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos e Jardim Jaqueira são alguns dos bairros de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de entulhos estão essa semana nas ruas do Morro

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza para a população quatro Ecopontos em diferentes regiões do município, faz a coleta de lixo e a coleta seletiva de lixo reciclável e ainda retira periodicamente resíduos que são resultado dos serviços de roçada e varrição das ruas. Ainda assim, a Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre

Caraguá vai receber neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, a partir das 10h. Em preparação ao evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anunciou o fechamento do acesso ao Morro Santo Antônio para veículos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia

Capacidade inicial é de cerca de 30 atendimentos mês O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, lançou em abril o novo serviço de cirurgia oftalmológica, com o objetivo de oferecer mais comodidade à população local e agilizar a fila de espera de quem aguarda por

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024