Pesquisar No Site

Prefeitura realiza 70 autuações por descarte irregular de resíduos apenas no mês de janeiro

Prefeitura realiza 70 autuações por descarte irregular de resíduos apenas no mês de janeiro
Prefeitura realiza 70 autuações por descarte irregular de resíduos apenas no mês de janeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), realiza frequentemente vistorias em todo município para coibir e inibir o descarte irregular de resíduos, que é proibido e pode gerar multa ao munícipe.

Apenas no mês de janeiro deste ano, foram lavradas cerca de 70 autuações por descarte irregular. Em 2019, este número ultrapassou de 200 autuações. Se comparar, em um mês, foi quase metade do ano inteiro passado.

#PraCegoVer: lixeiras de coleta seletiva dentro do ecoponto, nas cores amarela, verde, azul e vermelha. (Foto: Divulgação/PMC)

O diretor de fiscalização e monitoramento ambiental da SMAAP, William Xavier avalia esse aumento em um curto período devido à época de alta temporada e ao reforço da equipe de fiscalização.

“A maioria das casas, onde há maior incidência de descarte irregular são as de veraneio, onde alguns moradores realizam a limpeza do quintal ou trocam mobiliários e acabam descartando de forma irregular em via pública. Além também, do aumento da fiscalização e de denúncias recebidas”, explicou William.

Segundo a SMAAP, a maior parte do material descartado em vias públicas ou em calçadas é proveniente de Resíduos da Construção Civil – RCC e móveis, como: sofás, restos de armário, guarda-roupa e materiais provenientes de madeira e poda.

Para evitar este tipo de ação, o município possui três Ecopontos que auxilia e facilita o descarte correto desses materiais, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu.

#PraCegoVer: espaço do ecoponto com vários Box de separação dos materiais (Foto: Divulgação/PMC)

Nos Ecopontos, o munícipe pode descartar gratuitamente, Resíduos de Construção Civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.

A Secretaria esclarece que o imóvel ou o munícipe que for flagrado com descarte irregular será autuado de acordo com a Lei nº. 1.144/80 (Código de Posturas), nos artigos 158 a 161, podendo ser aplicada multa de 204 VRM´s, equivalente à R$709,92.

“O nosso objetivo é manter a cidade de limpa e bem cuidada, zelando pelo bem estar de todos, evitando possíveis alagamentos e proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do resíduos”, destaca o diretor da SMAAP.

Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.

Confira o endereço dos Ecopontos:

Golfinhos: Rua Alameda dos Corais
Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão

Massaguaçu: Entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h. Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
título eleitoral Foto divulgação TRE-AL
Eleitores de Caraguatatuba têm até dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar título eleitoral

O prazo para solicitar o título eleitoral pela primeira vez, transferir ou regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio (quarta-feira), no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já tem a

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/04/2024