Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e Marinha notificam 12 embarcações e apreendem uma em fiscalização nas praias

Publicado em: 03/02/2020
Prefeitura de Caraguatatuba e Marinha notificam 12 embarcações e apreendem uma em fiscalização nas praias
Prefeitura de Caraguatatuba e Marinha notificam 12 embarcações e apreendem uma em fiscalização nas praias

Uma operação conjunta realizada no final de semana – 31 de janeiro a 2 de fevereiro –  pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com Marinha do Brasil nas praias do município terminou com 36 abordagens, sendo 12 notificações e uma apreensão de um jet ski conduzido por um menor.

#PraCegoVer: Secretário e fiscais de Urbanismo estão em um embarcação e são acompanhando logo atrás por agentes da Marinha do Brasil (Foto: Divulgação/PMC)

O objetivo era fiscalizar o tráfego de embarcações e equipamentos náuticos que possam colocar em risco a integridade física dos cidadãos nas praias e rios navegáveis do município. A ação contou também com o apoio do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).

Entre as informações identificadas havia falta de equipamentos de salvatagem (coletes), de porte de documentos da embarcação e do condutor, protocolo de título da embarcação vencido, menor conduzindo moto aquática, rebocador banana boat sem proteção do hélice, além de usuários navegando a menos de 200 metros da arrebentação.

Uma das infrações mais graves, que terminou com a apreensão de equipamento, foi registrada na Tabatinga onde um menor de 14 anos foi flagrado pilotando uma moto aquática (jet ski). Embora o pai estivesse atrás, por ser menor de 18 anos o adolescente não tem habilitação. O pai foi notificado para comparecer na Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião para apresentar recurso.

Pela Secretaria de Urbanismo, o fiscal de Posturas Alex Catapani, flagrou um piloto diferente do credenciado na condução de uma lancha que levava um banana boat e uma raia demarcatória danificada. As duas ocorrências foram na Praia da Mococa.

O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destacou a preocupação da Prefeitura com os banhistas. “Existem regras que devem ser cumpridas por quem trabalha com atividades náuticas e usuários”.

Ainda conforme ele, essa fiscalização será realizada em outros dias. “Essa parceria é muito importante para a segurança de todos. Inclusive no sábado, contamos com a presença do Capitão de Fragata Adriano Vieira de Souza, comandante da Delegacia da Capitania dos Portos, o que mostra a preocupação com nossos banhistas”.

 

Mara Cirino
Informação à Imprensa: jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no próximo sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024