Pesquisar No Site

Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema

Publicado em: 17/02/2020
Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema
Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema

O ano letivo começou. A escola, mais do que uma instituição que se dedica ao processo de ensino e aprendizagem entre alunos e docente, é uma das instituições mais importantes na vida de uma pessoa.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior interage com crianças fantasiadas durante evento na EMEFEBS Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras. (Imagem: Divulgação /PMC)

Com foco nisso, para que a família e a escola formem uma equipe, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, promoveu neste sábado (15/02), o “Dia Municipal da Família na Escola”.

A data também foi definida para a realização da primeira reunião de pais. Foi uma oportunidade para que os pais e responsáveis pudessem conhecer melhor os professores, funcionários e equipe gestora da escola.

Cada uma das 56 unidades escolares do município realizou práticas diferenciadas: teve competição de fantasias de carnaval, bazar de artesanatos, pintura de rosto, desenho, jogos de tabuleiro, esportes coletivos, apresentações de dança, cama elástica, entre outras brincadeiras.

O prefeito Aguilar Junior, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Paiva, visitou três unidades escolares durante o sábado.

Pela manhã, esteve na EMEF Luis Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, onde acompanhou a entrega de kits escolares e falou sobre o projeto da Prefeitura de Caraguatatuba que retoma a educação em tempo integral.

#PraCegoVer: CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, no bairro Perequê Mirim, posa para foto acompanhada do prefeito Aguilar Junior. (Imagem: Divulgação /PMC)

Nessas unidades, além das aulas da base curricular, serão oferecidas no contraturno, oficinas culturais (dança, música, teatro, artes), e atividades esportivas (atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos). Haverá também orientação à pesquisa e aos estudos, aulas de resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, aulas de informática, práticas de educação ambiental e qualidade de vida.

O prefeito Aguilar Junior esclareceu que o principal objetivo da escola em tempo integral é ampliar a formação dos alunos. Isso implica estimular o desenvolvimento em diversas dimensões: cognitiva, afetiva, ética, físico-corporal, cidadã, etc. Significa ir além dos conteúdos e cuidar também da inteligência emocional, integrando artes, idioma, música, esportes, literatura.

A implantação do projeto está sendo realizada com verba orçamentária do município, tendo em vista o corte das verbas federais destinadas para essa finalidade. Os projetos pedagógicos de cada escola terão características diversas e aspectos diferenciados, determinados pelas peculiaridades culturais da comunidade local.

No período da tarde as visitas foram realizadas nas unidades CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, no bairro Perequê Mirim e na EMEFEBS (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos) Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras.

#PraCegoVer: Profissionais do setor de educação inclusiva posam para foto . (Imagem: Divulgação /PMC)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que a escola é uma comunidade que faz parte da vida dos alunos. Nesse ambiente são formados vínculos importantes. Muito da vida social dos alunos também acontece dentro do ambiente escolar. As comemorações e festividades são lembranças que carregamos. “A presença dos pais e responsáveis, além de colaborar com os múltiplos aspectos escolares, inclusive o disciplinar, é uma valiosa ferramenta para o professor se achegar ao aluno, conhecê-lo bem, compreendê-lo, ajustar o processo pedagógico, fazer com que a aprendizagem se torne concreta”, disse.

Dia da Amizade e combate ao Bullying

O Dia Nacional da Amizade e de Combate do Bullying, 14 de fevereiro, também foi comemorado, nas unidades escolares de Caraguatatuba com atividades que buscaram refletir a importância da relação afetiva entre as pessoas.

Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully​, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.

Caraguatatuba realiza desde abril de 2019 o projeto “Saúde Mental nas Escolas: Valorização da Vida” promovendo encontros, rodas de conversas e capacitações para promoção da saúde mental e prevenção da violência autoprovocada (mutilação).

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alistamento militar online de jovens nascidos em 2003 é prorrogado até o dia 31 de agosto em razão da Covid-19
Alistamento militar online de jovens nascidos em 2003 é prorrogado até o dia 31 de agosto em razão da Covid-19

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2003 têm até o dia 31 de agosto para se alistar nas Forças Armadas, no site https://www.alistamento.eb.mil.br/. O alistamento militar é obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 29/06/2021
Prefeitura de Caraguatatuba prorroga lançamento do ISS Fixo e da taxa de licença para setembro
Prefeitura de Caraguatatuba prorroga lançamento do ISS Fixo e da taxa de licença para setembro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, estendeu os lançamentos das taxas do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) Fixo e do efetivo exercício do poder de polícia (taxa de licença de funcionamento) para o mês de setembro de 2021. O prefeito Aguilar Junior elaborou a Lei

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 14/07/2021
Educação: Caraguatatuba tem onze escolas participando da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática
Educação: Caraguatatuba tem onze escolas participando da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na última terça-feira (29), a aplicação das provas da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). São onze unidades escolares representando a rede municipal, que participam com alunos do ensino fundamental II (6º a 9º

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 30/06/2021
FUNDACC disponibiliza vagas para oficina circense Reciclacirco
FUNDACC disponibiliza vagas para oficina circense Reciclacirco

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) está com vagas abertas para a oficina circense ‘Reciclacirco’. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online disponível no endereço eletrônico: https://fundacc.sp.gov.br/oficinas2021. O curso é voltado ao público a partir dos 10 anos de idade e conta com aulas ao vivo às

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/07/2021
Membros da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba são empossados e elegem diretoria da gestão 2021/2022
Membros da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba são empossados e elegem diretoria da gestão 2021/2022

Os representantes dos servidores municipais eleitos para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 2021/2022 da Prefeitura de Caraguatatuba foram empossados na última sexta-feira (25/6), na Secretaria de Administração, no Centro. Após a cerimônia de posse, observando os protocolos sanitários para evitar a proliferação da Covid-19, os membros eleitos

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 28/06/2021