Pesquisar No Site

Carnaval em Caraguatatuba terá ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes

Carnaval em Caraguatatuba terá ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes
Carnaval em Caraguatatuba terá ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes

O carnaval está chegando. Para essa festa ter alegria plena nos dias da folia, vários protagonistas entram em ação para garantir a segurança de todos.

Em Caraguatatuba, as autoridades tiveram uma preocupação especial que envolve crianças e adolescentes durante os festejos.

#PraCegoVer: Arte com informações sobre o bloco dos direitos das crianças e adolescentes. (Imagem: Divulgação /PMC)

Com foco na garantia de direitos de crianças e adolescentes, representantes do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e dos Conselhos Tutelares se reuniram na noite desta terça-feira (18/02), na sede da Secretaria de Turismo, com barraqueiros e vendedores ambulantes licenciados.

A reunião também contou com a presença do prefeito Aguilar Junior e dos secretários de Turismo (Rodrigo Tavano) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (Jonas Fontes).

O encontro faz parte de um conjunto de ações que serão realizadas na semana que antecede o Carnaval e durante o feriado.

O objetivo é esclarecer e conscientizar a todos sobre o que é exploração do trabalho infantil, exploração sexual e, principalmente, sobre o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.

O conjunto de ações contará com uma campanha de conscientização realizada através das redes sociais, na comunidade escolar, entrevista em rádio local e abordagens a estabelecimentos comerciais.

Durante o período de Carnaval, além dos Fiscais de Posturas, da Polícia Militar, integrantes dos Conselhos Tutelares de Caraguatatuba realizarão abordagens de conscientização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. Havendo irregularidades serão acionadas as autoridades competentes.

No Brasil vender, fornecer ou servir bebida alcoólica para crianças e adolescentes – menores de 18 anos de idade – é crime previsto em lei, de acordo com o Artigo 243 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A presidente do CMDCA, Cintia Alves, esclarece que conforme previsto no Art. 18 do ECA, é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente. “A população também é convidada a participar dessa ação denunciando à Polícia Militar infrações como a venda de bebidas a menores de 18 anos, a exploração sexual e de trabalho infantil”, disse.

Denúncias sobre quaisquer tipos de violação contra direitos de crianças e adolescentes podem ser realizadas através do Disque 100 ou ao Conselho Tutelar.

Outros canais de denúncia

Disque 100: O usuário disca para o número 100, passa pelo atendimento eletrônico e, após selecionar a opção desejada, é encaminhado ao atendimento humano. O atendente registra a denúncia e fornece o número do protocolo.

Aplicativo Proteja Brasil: O usuário vai à loja de aplicativos do seu celular e faz o download, gratuitamente, do aplicativo Proteja Brasil, disponível para iOs e Android. Rapidinho, respondendo um formulário simples, o usuário registra a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.

Ouvidoria Online: O usuário preenche o formulário disponível em http://www.humanizaredes.gov.br/ouvidoria-online/ e registra a denúncia, a qual também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (24), o quadro de vagas de emprego para 242 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Prefeitura participa de plantio realizado pelo Rotary Club de Caraguatatuba
Prefeitura participa de plantio realizado pelo Rotary Club de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, participou de uma ação de plantio realizada pelo Rotary Club de Caraguatatuba na manhã desta sexta-feira (26). Apesar do tempo nublado, a atividade seguiu como o previsto. Cerca de 10 membros estiveram no entorno da pista

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 26/04/2024
Revisão do Plano de Diretor de Turismo é aprovada e garante desenvolvimento do setor
Revisão do Plano de Diretor de Turismo é aprovada e garante desenvolvimento do setor

A Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur) foi aprovada por unanimidade em sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (23). O Plano Diretor de Turismo é uma ferramenta estratégica que orienta as ações e investimentos para o setor turístico, promovendo um crescimento sustentável e maximizando

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024