Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim

Publicado em: 02/12/2019
Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim
Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no sábado (30) o início da Campanha “Fique Sabendo”, ementado ao “Dezembro Vermelho”. A ação da campanha, que se estende até o dia 7 de dezembro, foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Perequê Mirim – José Maurício Borges.

#PraCegoVer: Dois testes rápidos em cima de uma mesa. São dois aparelhos básicos de cor branca Um deles é para HIV e outro sífilis (Foto: Divulgação/PMC)

As atividades foram disponibilizadas pela equipe da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) e voluntários. Foram realizados 240 testes rápidos de HIV e sífilis, por dois enfermeiros e um biomédico, além de palestras e distribuição de preservativos.

A preocupação com as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e Aids é tão grande, que a médica coordenadora e infectologista da UAMI, Caroline Acquaro, disse que “tem muita gente convivendo com as IST’s ou com a Aids sem saber que possui”.

Os testes rápidos são importantes para auxiliar no diagnóstico precoce. “Se você descobre antes, com o tratamento adequado você continua com o vírus, mas nunca vai terá Aids, ou seja, a doença”, ressaltou a médica.

Casada há 42 anos, Dalgisa Gomes Alves, de 59 anos, nunca tinha realizado o teste rápido de HIV e sífilis. “Nunca vi a necessidade e, também, não tinha tempo”, ressaltou.

#PraCegoVer: Em cima de uma mesa, mão de enfermeira segura dedo de paciente. O paciente faz o teste rápido de HIV e sífilis (Foto: Divulgação PMC)

A rapidez do teste e da entrega do resultado chamou a atenção da autônoma, que trabalha ao lado da UBS. “Foi muito rápido, não doeu e achei que a iniciativa é ótima, principalmente para os jovens”. Dalgisa está com a consciência tranquila e sem dúvidas. “Hoje eu tenho certeza que não tenha nada”, acrescentou.

A infectologista pontuou que os casos de HIV e sífilis tiveram um aumento considerável na população jovem, com faixa etária de 15 a 25 anos.

Qual é a melhor maneira de se prevenir?

Embora existam outros métodos, a melhor maneira de prevenção é o uso de preservativo, masculino e feminino.

A rejeição ao uso de preservativo não se classifica por gênero, e sim por faixa etária, onde jovens se mostram muito mais resistentes ao uso. E essa resistência se dá a falta de informação, tanto ao uso do preservativo quanto as doenças que a pessoa pode adquirir.

A coordenadora da UAMI desabafa: “a gente não precisaria estar passando por essa situação se as pessoas tivessem o cuidado de desse proteger, mas a gente sabe que é muito difícil convencer o jovem a usar um preservativo”.

Programação da Campanha “Fique Sabendo”

A campanha começa a partir desta segunda-feira (2) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As ações, que seguem até o dia 6, contam com palestras e orientações sobre IST´s, distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV e Sífilis.

O encerramento da campanha será realizado no dia 7 de dezembro (sábado), na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no centro de Caraguatatuba. A equipe da UAMI disponibilizará testes rápidos de HIV e Sífilis, além de orientações sobre as infecções, com abordagens dinâmicas.

Confira aqui a programação de sua Unidade Básica de Saúde de referência e participe.

Carregando Álbum de Fotos

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba instala pergolados, lixeiras e bancos de madeiras em diversos pontos
Prefeitura de Caraguatatuba instala pergolados, lixeiras e bancos de madeiras em diversos pontos

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a instalação em vários bairros da cidade de kits de madeira contendo bancos, lixeiras e pergolados. Os kits serão instalados em locais de grande circulação de pessoas, principalmente próximo a praias da cidade e espaços turísticos. Segundo a Secretaria de Obras Públicas, trata-se de mobiliários

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 14/05/2020
Festival Felino Preta está com inscrições abertas até 25 de maio
Festival Felino Preta está com inscrições abertas até 25 de maio

O Festival Felino Preta está com inscrições abertas para interessados que queiram compor sua programação de apresentações online. As inscrições devem ser feitas até 25 de maio pelo formulário: https://forms.gle/ut62TpUtzC9FqV3q6. Serão selecionados 20 participantes que vão receber premiação de R$ 500. Além disso o vídeo mais votado pelo júri popular

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 14/05/2020
Atividade Delegada de Caraguatatuba prende mulher procurada por tráfico de drogas no Tinga
Atividade Delegada de Caraguatatuba prende mulher procurada por tráfico de drogas no Tinga

Policiais militares que atuam na Atividade Delegada com a Patrulha Maria da Penha prenderam, nesta segunda-feira (5), uma mulher que era procurada por tráfico de drogas. Eles faziam patrulhamento pela Rua Elvira Perpétua, no bairro Tinga, região central do município, quando avistaram D.S.J., 26 anos, em atitudes suspeitas e demonstrou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 06/05/2020
Solidariedade: casal doa 300 peças de roupas que ajudaria na realização de casamento adiado pela pandemia
Solidariedade: casal doa 300 peças de roupas que ajudaria na realização de casamento adiado pela pandemia

Com a festa de casamento marcada para o mês de junho, o casal Marcella Duque, 21, e Alan Duque, 24, organizaram um Bazar dos Noivos de roupas e acessórios, que arrecadaria recursos financeiros para contribuir na realização de um sonho, que seria concretizado após nove anos de namoro. As peças

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 20/05/2020
Vacinação contra a gripe (H1N1) para gestantes, puérperas e crianças continua
Vacinação contra a gripe (H1N1) para gestantes, puérperas e crianças continua

A 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1) voltada para crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, em Caraguatatuba. Apenas 1.760 crianças foram vacinadas, sendo 21%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 18/05/2020