Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim

Publicado em: 02/12/2019
Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim
Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no sábado (30) o início da Campanha “Fique Sabendo”, ementado ao “Dezembro Vermelho”. A ação da campanha, que se estende até o dia 7 de dezembro, foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Perequê Mirim – José Maurício Borges.

#PraCegoVer: Dois testes rápidos em cima de uma mesa. São dois aparelhos básicos de cor branca Um deles é para HIV e outro sífilis (Foto: Divulgação/PMC)

As atividades foram disponibilizadas pela equipe da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) e voluntários. Foram realizados 240 testes rápidos de HIV e sífilis, por dois enfermeiros e um biomédico, além de palestras e distribuição de preservativos.

A preocupação com as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e Aids é tão grande, que a médica coordenadora e infectologista da UAMI, Caroline Acquaro, disse que “tem muita gente convivendo com as IST’s ou com a Aids sem saber que possui”.

Os testes rápidos são importantes para auxiliar no diagnóstico precoce. “Se você descobre antes, com o tratamento adequado você continua com o vírus, mas nunca vai terá Aids, ou seja, a doença”, ressaltou a médica.

Casada há 42 anos, Dalgisa Gomes Alves, de 59 anos, nunca tinha realizado o teste rápido de HIV e sífilis. “Nunca vi a necessidade e, também, não tinha tempo”, ressaltou.

#PraCegoVer: Em cima de uma mesa, mão de enfermeira segura dedo de paciente. O paciente faz o teste rápido de HIV e sífilis (Foto: Divulgação PMC)

A rapidez do teste e da entrega do resultado chamou a atenção da autônoma, que trabalha ao lado da UBS. “Foi muito rápido, não doeu e achei que a iniciativa é ótima, principalmente para os jovens”. Dalgisa está com a consciência tranquila e sem dúvidas. “Hoje eu tenho certeza que não tenha nada”, acrescentou.

A infectologista pontuou que os casos de HIV e sífilis tiveram um aumento considerável na população jovem, com faixa etária de 15 a 25 anos.

Qual é a melhor maneira de se prevenir?

Embora existam outros métodos, a melhor maneira de prevenção é o uso de preservativo, masculino e feminino.

A rejeição ao uso de preservativo não se classifica por gênero, e sim por faixa etária, onde jovens se mostram muito mais resistentes ao uso. E essa resistência se dá a falta de informação, tanto ao uso do preservativo quanto as doenças que a pessoa pode adquirir.

A coordenadora da UAMI desabafa: “a gente não precisaria estar passando por essa situação se as pessoas tivessem o cuidado de desse proteger, mas a gente sabe que é muito difícil convencer o jovem a usar um preservativo”.

Programação da Campanha “Fique Sabendo”

A campanha começa a partir desta segunda-feira (2) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As ações, que seguem até o dia 6, contam com palestras e orientações sobre IST´s, distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV e Sífilis.

O encerramento da campanha será realizado no dia 7 de dezembro (sábado), na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no centro de Caraguatatuba. A equipe da UAMI disponibilizará testes rápidos de HIV e Sífilis, além de orientações sobre as infecções, com abordagens dinâmicas.

Confira aqui a programação de sua Unidade Básica de Saúde de referência e participe.

Carregando Álbum de Fotos

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal
Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal

O final de semana foi agitado em Caraguatatuba com os jogos do Torneio Aniversário da Cidade Futebol de Campo e Futsal. As foram disputas acirradas nesta rodada. A última sexta-feira (1/03) teve o embate do futsal entre o time Nóis Complica e Tuka Bike. Com um placar final de 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/03/2024
1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação será realizada no sábado
1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação será realizada no sábado

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com a 1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação, que será realizado neste sábado (9/3), às 9h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. Organizado pela Federação Aquática Paulista, o evento promete reunir 164 jovens atletas, com idades entre 6 e 10 anos, de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024
Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade
Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade

A Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com as secretarias de Urbanismo, Saúde e Fazenda, promoveu uma operação de combate à perturbação do sossego e à venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e do Vigésimo Batalhão da Polícia Militar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 01/03/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana

O mutirão de combate à dengue que seria realizado neste sábado (23), no bairro Travessão, teve que ser suspenso por conta da previsão de chuvas. Uma nova data será remarcada e comunicada nos canais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre os

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 20/03/2024