Pesquisar No Site

Seminário da Acalento reúne mais de 200 participantes

Destaques
Seminário da Acalento reúne mais de 200 participantes
Seminário da Acalento reúne mais de 200 participantes

Mais de 200 profissionais participaram no último sábado (09/11), no Centro Universitário Módulo, do 4º Seminário Saúde e Educação: O Elo da Reabilitação “Articulando Saberes”, promovido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano – Acalento, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: auditório com várias pessoas sentadas, assistindo a palestrante que está na frente em pé, falando ao microfone; (Foto: Divulgação/PMC)

O evento encerrou às 17h e promoveu palestras de nove profissionais de diferentes áreas, sempre com objetivo de levar novos assuntos e atualizações referentes ao trabalho de reabilitação de pessoas com deficiência.

Na ocasião, a presidente da Acalento, Zenaide Vernizzi, destacou a importância do Seminário para o atendimento de pessoas com deficiência. “Queremos que agreguem no dia a dia toda informação repassada aqui. Nosso trabalho é de cunho científico, porém devemos sempre associar à questão humana, para ter mais embasamento e oferecer o melhor aos nossos alunos ou pacientes”, disse.

Durante abertura do evento, a professora Sandra de Fátima dos Santos aplicou uma dinâmica com os presentes sobre quebra de paradigmas, mostrando que no trabalho com pessoas com deficiência deve ter em primeiro lugar, afetividade, antes de qualquer conhecimento.

O trabalho seguiu com a palestra do fisioterapeuta Nelson Serrão Jr., que abordou a fisioterapia virtual, tratando o paciente por meio do uso de games. O fisioterapeuta Rodolfo Kós, retratou as principais doenças neurológicas na infância, com o tema “Nem todo cadeirante é igual”.

A psicóloga Mariana da Silva Leite explicou sobre a Terapia ABA, mais conhecida como Análise do Comportamento Aplicada, que foca no reforço dos comportamentos positivos da criança autista.

A fonoaudióloga Tatiana de Almeida e a pedagoga Camila Ribeiro, apresentaram o projeto da Acalento “Conectando-se com o Mundo”, onde trabalham a Comunicação Aumentativa e Alternativa no atendimento de usuários na instituição.

O período da tarde seguiu com as professoras universitárias, Elaine Moreira de Avelar e Betina sobre Noções de Primeiros Socorros Escolar; e Escolarização da Criança com Comprometimento Motor Grave abordado pela neuropsicopedagoga Lindsay Carvalho Vieira.

Encerrando os trabalhos, o professor do departamento de esportes adaptados da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Thiago Intrieri e o paratleta Tiago dos Santos, contaram sobre o trabalho que é desenvolvido, com várias formas de superação por meio do esporte.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrição no Torneio de Futebol do Aniversário de Caraguatatuba estarão disponíveis a partir desta quinta-feira
Inscrição no Torneio de Futebol do Aniversário de Caraguatatuba estarão disponíveis a partir desta quinta-feira

As fichas de inscrição do Torneio de Futebol do Aniversário da Cidade estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (16/01) no Departamento de Esportes da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer), no Jardim Britânia, em Caraguatatuba. Os interessados em participar da competição devem retirar a ficha de inscrição no Departamento de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/01/2020
Região Sul de Caraguatatuba recebe operação especial de limpeza
Região Sul de Caraguatatuba recebe operação especial de limpeza

A Prefeitura de Caraguatatuba intensifica serviços de limpeza na Região Sul da cidade. Diversas equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) trabalham na rodovia SP-55 desde a entrada dos bairros Indaiá e Aruan até a divisa com o município vizinho São Sebastião. A limpeza é feita em todos os canteiros

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/01/2020
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba podem se inscrever para cursos de Revit
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba podem se inscrever para cursos de Revit

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Administração, em parceria com Instituto Federal de São Paulo (IF/SP), segue com as inscrições para os cursos de “Revit Básico” e “Revit para Design de Interiores: Construção de Mobiliário e Ambientes Internos em 2D e 3D”.  Serão oferecidas 30 vagas para

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 13/01/2020
Caraguatatuba Summer Festival: Michel Teló agita público de 30 mil pessoas
Caraguatatuba Summer Festival: Michel Teló agita público de 30 mil pessoas

A programação do Caraguatatuba Summer Festival 2020 continua a todo vapor com apresentações de cantores de renome nacional e de artistas locais. Na noite de sábado (04/01), o cantor Michel Teló agitou um público estimado em 30 mil pessoas, no palco da Praça da Cultura, no centro da cidade. Cantor,

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 06/01/2020
Eventos de Caraguatatuba são cadastrados no site do Ministério do Turismo
Eventos de Caraguatatuba são cadastrados no site do Ministério do Turismo

A partir de agora os eventos turísticos de Caraguatatuba têm mais um canal importante de divulgação. Com a definição do Calendário Turístico de 2020, todos eles foram inseridos no site do Ministério do Turismo (Mtur) onde constam as agendas de todo o País. Até o momento são 23 eventos artístico,

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/01/2020