Pesquisar No Site

I Fórum de Educação Física Inclusiva aborda desafios e potencialidades

Publicado em: 03/09/2019
I Fórum de Educação Física Inclusiva aborda desafios e potencialidades
I Fórum de Educação Física Inclusiva aborda desafios e potencialidades

A abertura oficial do I Fórum de “Educação Física Inclusiva: vários olhares” foi realizada na noite desta segunda-feira, (03/09), na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, contando com a presença de profissionais da educação,  estudantes, servidores e autoridades.

#PraCegoVer: Em pé, a secretária de educação, Márcia Paiva, fala ao microfone. Ao seu lado está o prefeito Aguilar Junior Ao fundo há um cartaz com a programação do fórum. (Fotos: Luis Gava/PMC)

As atividades foram iniciadas com um coquetel de boas-vindas aos participantes. Após, houve a abertura inicial com a presença do prefeito Aguilar Junior e da secretária de educação, Márcia Paiva.

O prefeito Aguilar Junior parabenizou pela iniciativa e organização do Fórum, ressaltando que a atuação do educador físico está diretamente relacionada com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida dos alunos. Em tempo, cumprimentou os educadores físicos pelo seu dia, comemorado no dia 01 de setembro.

A secretária de Educação Márcia Paiva destacou a importância da capacitação contínua de professores da rede municipal de ensino. Segundo ela, atualmente são atendidas no município cerca de 2 mil crianças com algum tipo de deficiência.

#PraCegoVer: Em pé, palestrante fala ao microfone para plateia de educadores que estão sentados em carteiras escolares. (Fotos: Luis Gava/PMC)

O I Fórum de Educação Física Inclusiva tem como objetivo principal proporcionar subsídios para que os professores de educação física se apropriem das mais atuais práticas de ensino direcionadas aos alunos com necessidades educacionais especiais.

A organizadora do evento, Silvia Patrícia da Silva, é responsável pelo setor de Apoio Pedagógico de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação. Ela relata que a ideia surgiu no inicio do ano letivo de 2019, a partir do diálogo e diagnóstico realizado entre as equipes do apoio pedagógico e os professores de educação física da rede municipal. “Ficou claro que a principal necessidade era suprir os anseios em relação à construção de aulas significativas e de qualidade e, que realmente, tivessem abrangência inclusiva, não só no que diz respeito a deficiências físicas, mas a todos os tipos de inclusão”, disse.

A primeira palestra do Fórum foi proferida pela Prof.ª Dra. Michele Pereira de Souza da Fonseca, que abordou o tema “Inclusão na Educação Física escolar: desafios e possibilidades”.

Ela ensina que “por vivermos numa sociedade reconhecidamente plural, o professor deve estar atento e ajustar as questões que constituem essa pluralidade que também são refletidas no âmbito educacional. Especificamente no campo da Educação Física, existe um universo de variadas práticas corporais que agregam benefícios e podem ser utilizados como instrumentos de comunicação, expressão de sentimentos e emoções, de lazer e de manutenção e melhoria da saúde. Nesse sentido, a diversificação de conteúdos e a ampliação do conceito de participação podem ser algumas das estratégias para a perspectiva inclusiva na educação física escolar”.

O I Fórum de Educação Física Inclusiva segue com sua programação até quinta-feira, (05/09).

Confira a programação:

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

No último fim de semana, a dupla do CT Caraguatá, formada por Lucília Rosa Lemos e Mayara Lamin, brilhou mais uma vez no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, conquistando a medalha de bronze na etapa de Saquarema/RJ. Após um vice-campeonato na etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024