Pesquisar No Site

Viagem Literária desembarca na Biblioteca Afonso Schmidt com os contadores da Cia. Nóis na Mala

Publicado em: 07/05/2019
viagem literaria
Viagem Literária desembarca na Biblioteca Afonso Schmidt com os contadores da Cia. Nóis na Mala

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (07/05), na Biblioteca Pública Municipal Afonso Schmidt, os contadores do Cia. Nóis na Mala com o espetáculo “LatinoameriContos”.

#PraCegoVer: Jovens sentados em cadeiras e no chão, com almofadas, ouvem uma pessoa tocando violão e contando histórias (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

As apresentações são parte do projeto Viagem Literária, uma parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e Organização Social SP Leituras por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).

Durante a apresentação das 9h participaram os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Pública Antonio Alves Bernardino e os alunos pacientes do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial).

Na sessão das 14h, compareceram os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima. Além disso, esteve presente a turma da tarde da Oficina de Fotografia da Fundacc, sob a supervisão da professora Déborah Gérbera, realizando cliques da apresentação.

Para a pedagoga Vanessa da Silva Bezerra, 31 anos, que acompanhou os alunos da escola Thomaz Ribeiro de Lima, “a contação de história deu margem para discussão sobre outras línguas e culturas, além de ser divertida e diferente para os nossos alunos”.

Os alunos aprovaram a aula interativa e contam que gostariam de voltar mais vezes e participar de novos projetos como o foi o caso da aluna Carolina Morais, 15 anos.

A Cia Nóis na Mala foi fundada por Bruno Cordeiro e João Alves em 2010 e desenvolve pesquisa em teatro e contação de histórias. Seus espetáculos investigam as formas populares de teatro, música e narração.

Durante a contação foram apresentados os contos ‘Maria Angula’ e ‘A Esposa do Condor’, ambas do livro ‘A Flor de Lirolay e outros contos da América Latina’ de Celina Bodenmüller e Fabiana Prando, que em breve estará disponível na biblioteca.

Viagem Literária

Desde 2008, quando foi lançado, o programa andou por 195 municípios, levando contadores de histórias, escritores, fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 300 mil cidadãos que vivem no território paulista.

Das cidades selecionadas em 2019, 39 participaram da edição de 2018 e 37 são novas ou estão retornando ao programa nesta 12ª edição, renovando significativamente o grupo de municípios para alcançar novos leitores.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana

Nesta terça-feira (2/4), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (24) uma palestra aos alunos da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, para tratar de temas sempre em pauta nas escolas, como a prática de bullyng, uso de drogas e de cigarro eletrônico. Mais de 180 alunos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024