Pesquisar No Site

Palestra cobre Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente abre a programação para 18 de Maio

Publicado em: 16/05/2019
Destaques
Caraguatatuba realiza ações alusivas ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes
Palestra cobre Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente abre a programação para 18 de Maio

A Prefeitura de Caraguatatuba e o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv) iniciam hoje (16/05) as atividades da Campanha Faça Bonito, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). A palestra “Conscientização e Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente”, abre os trabalhos e acontece no Teatro Mário Covas, em duas turmas diferentes: às 16h, para os alunos da educação estadual e às 20h, com uma abordagem diferente, para o público adulto.

#PraCegoVer: A imagem com fundo laranja apresenta no meio uma flor com pétalas amarelas, símbolo da campanha. No pé da flor está escrito: Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes (Foto: Arte/PMC)

A palestra será ministrada pela psicanalista Julia Barany, fundadora do Superasas, grupo de trabalho cujo objetivo é divulgar informação sobre abuso praticado por pessoas que estão na comunidade, atender as vítimas e treinar os profissionais que lidam com esses casos. Para participar, as inscrições podem ser realizadas pelo site: https://tinyurl.com/y6h2dhce.

O objetivo das atividades que acontecem nesses três dias de conscientização é de convocar toda a população para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o crime de abuso praticado contra crianças e adolescentes em Caraguatatuba.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, por isso é necessário saber onde e como devem ser feitas as denúncias do crime. A mudança começa com olhar atento da população.

Outras atividades

Na sexta-feira (17), das 8h às 12h, no CIDE Perequê-Mirim EMEF Prof. Euclydes Ferreira, será realizado o 1º Fórum Municipal “Eu e o ECA”, em parceria com o Conselho Tutelar e secretarias municipais.

O encontro é aberto ao público e será norteado com palestras do Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, psicanalista Julia Barany e uma apresentação do rapper Mano Azul. Inscrições podem ser realizadas aqui: https://tinyurl.com/y35fyegr.

Para encerrar a programação, no sábado (18), das 8h30 às 12h, na Praça Cândido Mota, o Comviv, em parceria com a Paróquia Santo Antônio e a Pastoral da Criança, realizam atividades com o tema “Zero Violência, 100% Ternura”.

Das 20h às 22h, na Praça do Caiçara (atrás do Museu) haverá shows musicais com Menorah Music, Célia Santos & Banda, e o rapper Mano Azul, além de uma apresentação teatral do grupo de teatro Avivah Jovens da Igreja Batista Novo Tempo e sorteio de brindes.

Atendimento – Em Caraguatatuba, na Secretaria Municipal de Saúde, existe a unidade Protege, que trabalha com as vítimas de violência doméstica e sexual, onde são acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e psicopedagoga.

Além disso, o Comviv tem como objetivo levantar e analisar casos de violência na cidade, elaborar um fluxo de atendimentos e estabelecer políticas para diminuir o número de ocorrências.

É formado por 23 membros, representantes das Secretarias de Saúde, Social, Segurança, Educação, Assuntos Jurídicos, Esportes e Fundacc, além da Casa de Saúde Stella Maris e os Conselhos Tutelar, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde e da Assistência Social.

Denúncia

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Serviço:

Dia 16 – 16h: palestra para alunos / 20h: palestra para adultos.

Local: Teatro Mario Covas – Av. Goiás, 187 – Indaiá

Dia 17 – 8h às 12h, 1º Fórum Municipal “Eu e o Eca”

Local: Cide Pereque Mirim – R. José Geraldo da Silva Filho, 165

Dia 18 – 8h30 às 12h – atividades Praça Cândido Mota (Praça do Coreto)

20h às 22h – shows musicais Praça do Caiçara – museu

(R. Dr. Paul Harris, 1107 – Centro)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba abre novamente inscrições para o cargo de Conselheiro Tutelar
Caraguatatuba abre novamente inscrições para o cargo de Conselheiro Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) abriu novamente inscrições para o cargo de Conselheiro Tutelar até a próxima quarta-feira (22/05). A comissão do processo seletivo optou por novas inscrições devido ao baixo número de candidatos deferidos, no total de 46 e a necessidade de ampla

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 20/05/2019
Caraguatatuba divulga tabela de resultados da VII Copa Gatorade – Categoria de Base 2019
Caraguatatuba lança tabela de resultados da VII Copa Gatorade – Categoria de Base e outras competições

Na terça-feira (28/05), a Quadra do Poiares foi palco de mais duas disputas da VII Copa Gatorade de Futsal – Categoria de Base 2019. O time Projeto Integração enfrentou a Arena Caiçara em uma disputa acirrada. Apesar da equipe Arena Caiçara marcar dois gols, Projeto Integração  foi o destaque da

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/05/2019
Fundacc recebe no domingo oficina gratuita de Interpretação-Palhaçaria
Fundacc recebe no domingo oficina gratuita de Interpretação-Palhaçaria

O Auditório Maristela de Oliveira, na sede da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, recebe neste domingo (09/06), das 9h às 16h, a Oficina de Interpretação com ênfase em Palhaçaria. A atividade é gratuita e são oferecidas 12 vagas. Não é necessário fazer inscrição antecipada. A oficina será

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 04/06/2019
WhatsApp Image 2019-06-14 at 11.56.55 AM (1)
Produtor autografa rótulos do premiado Manz Wine no 4º Jazz &Vinhos Festival

O produtor de vinhos André Manz, da Vinícola Manzwine, localizada em Cheleiros (Portugal) fará uma sessão de autógrafos de rótulos neste sábado (15) a partir das 20h, no 4º Jazz & Vinhos Festival. Ele está com quatro produtos diferentes no evento – Platônico, Manz Vale de Cheleiros, Contador de Estórias

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 14/06/2019
Prefeitura inicia campanha de vacinação contra brucelose bovina
Prefeitura inicia campanha de vacinação contra brucelose bovina

Na última terça-feira (28/05), foi realizada a primeira etapa da vacinação contra Brucelose Bovina. A campanha é realizada duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro, e podem participar apenas os pequenos produtores rurais cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba. Eles

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 29/05/2019