Pesquisar No Site

Palestra cobre Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente abre a programação para 18 de Maio

Publicado em: 16/05/2019
Destaques
Caraguatatuba realiza ações alusivas ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes
Palestra cobre Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente abre a programação para 18 de Maio

A Prefeitura de Caraguatatuba e o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv) iniciam hoje (16/05) as atividades da Campanha Faça Bonito, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). A palestra “Conscientização e Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente”, abre os trabalhos e acontece no Teatro Mário Covas, em duas turmas diferentes: às 16h, para os alunos da educação estadual e às 20h, com uma abordagem diferente, para o público adulto.

#PraCegoVer: A imagem com fundo laranja apresenta no meio uma flor com pétalas amarelas, símbolo da campanha. No pé da flor está escrito: Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes (Foto: Arte/PMC)

A palestra será ministrada pela psicanalista Julia Barany, fundadora do Superasas, grupo de trabalho cujo objetivo é divulgar informação sobre abuso praticado por pessoas que estão na comunidade, atender as vítimas e treinar os profissionais que lidam com esses casos. Para participar, as inscrições podem ser realizadas pelo site: https://tinyurl.com/y6h2dhce.

O objetivo das atividades que acontecem nesses três dias de conscientização é de convocar toda a população para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o crime de abuso praticado contra crianças e adolescentes em Caraguatatuba.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, por isso é necessário saber onde e como devem ser feitas as denúncias do crime. A mudança começa com olhar atento da população.

Outras atividades

Na sexta-feira (17), das 8h às 12h, no CIDE Perequê-Mirim EMEF Prof. Euclydes Ferreira, será realizado o 1º Fórum Municipal “Eu e o ECA”, em parceria com o Conselho Tutelar e secretarias municipais.

O encontro é aberto ao público e será norteado com palestras do Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, psicanalista Julia Barany e uma apresentação do rapper Mano Azul. Inscrições podem ser realizadas aqui: https://tinyurl.com/y35fyegr.

Para encerrar a programação, no sábado (18), das 8h30 às 12h, na Praça Cândido Mota, o Comviv, em parceria com a Paróquia Santo Antônio e a Pastoral da Criança, realizam atividades com o tema “Zero Violência, 100% Ternura”.

Das 20h às 22h, na Praça do Caiçara (atrás do Museu) haverá shows musicais com Menorah Music, Célia Santos & Banda, e o rapper Mano Azul, além de uma apresentação teatral do grupo de teatro Avivah Jovens da Igreja Batista Novo Tempo e sorteio de brindes.

Atendimento – Em Caraguatatuba, na Secretaria Municipal de Saúde, existe a unidade Protege, que trabalha com as vítimas de violência doméstica e sexual, onde são acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e psicopedagoga.

Além disso, o Comviv tem como objetivo levantar e analisar casos de violência na cidade, elaborar um fluxo de atendimentos e estabelecer políticas para diminuir o número de ocorrências.

É formado por 23 membros, representantes das Secretarias de Saúde, Social, Segurança, Educação, Assuntos Jurídicos, Esportes e Fundacc, além da Casa de Saúde Stella Maris e os Conselhos Tutelar, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde e da Assistência Social.

Denúncia

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Serviço:

Dia 16 – 16h: palestra para alunos / 20h: palestra para adultos.

Local: Teatro Mario Covas – Av. Goiás, 187 – Indaiá

Dia 17 – 8h às 12h, 1º Fórum Municipal “Eu e o Eca”

Local: Cide Pereque Mirim – R. José Geraldo da Silva Filho, 165

Dia 18 – 8h30 às 12h – atividades Praça Cândido Mota (Praça do Coreto)

20h às 22h – shows musicais Praça do Caiçara – museu

(R. Dr. Paul Harris, 1107 – Centro)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), esteve na tarde de segunda-feira (18) no Hospital Regional do Litoral Norte, levando aos funcionários da unidade uma palestra sobre segurança no trânsito. A palestra fez parte das atividades da Semana Interna de Prevenção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa
5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa

A 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech), promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), foi aberta nesta quinta-feira (21/3) com a palestra “Práticas Ativas de Aprendizagem Ativa”, proferida pela formadora da Associação Nova Escola e Coordenadora de Projetos na Foreducation Edtech, Maíra

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024